Reciclando costumes

0
4284

Cuidar do meio ambiente é um dever de todos, mas tem muita gente que ainda não se conscientizou da importância do descarte correto de lixo, entulho, móveis e todo tipo de equipamento em desuso, largando os objetos pelas esquinas. Cuidar do bairro, nada mais é do que uma forma de ajudar a preservar Planeta em que se vive.

Um grande incentivo para preservar o meio ambiente com descarte correto é o projeto “descarte ON”, de logística reversa de eletroeletrônicos, desenvolvido a partir de uma parceria do governo japonês com o do Brasil. Em meio a um país tão grande, a região da Subprefeitura Lapa foi a área escolhida para receber o projeto-piloto que teve início em 28 de abril e vai até 31 de outubro. O “descarte ON” é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o JICA (órgão do governo japonês responsável pelo projeto) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Prefeitura de São Paulo, para realização de um diagnóstico da situação dos resíduos eletroeletrônicos no Município, mais precisamente na Lapa. Desde o início, o piloto conta com dez pontos em lojas parcerias (da região) para descarte correto de eletroeletrônicos. O projeto garante a coleta e transporte até o processamento/reciclagem de maneira adequada dos equipamentos.

Neste sábado, quem passar pelo Centro Cultural Tendal da Lapa vai aprender como é possível reciclar eletroeletrônicos de forma divertida, sem agredir o meio ambiente. Com o slogan “Se ligue no descarte correto”, o projeto traz uma programação com exposição sobre a história da evolução dos eletrônicos, com a presença de um DJ e do mascote do projeto, o robô Descartes feito de resíduos eletroeletrônicos. O evento terá ainda um Espaço Oficinas com atividades abertas ao público como a oficina de pintura e colagem (Coopermiti) e outra de bijuterias feitas com resíduos eletroeletrônicos. No Estúdio de Fotos, o visitante pode tirar fotos em um cenário com eletrodomésticos vintage.

O interessado em saber mais sobre o tema terá a oportunidade de participar das conferências e apresentações sobre a logística reversa no auditório do Tendal. Durante o evento, uma caixa de coleta do projeto fica à disposição do público para receber eletroeletrônicos (até 60cm x 50cm x 75cm) de quem queira se desfazer de algum produto.
Para evitar que outros resíduos como móveis e pneus não acabem na rede de água pluvial , bueiros ou rios, a Subprefeitura Lapa realiza a Operação Cata-Bagulho. Neste sábado, a equipe passa na região da City Lapa, e contempla um dos pontos preferidos pelos sujões: a Avenida Mercedes e Rua Diogo Ortiz. A operação recolhe objetos como móveis velhos, camas, colchões, armários, fogões, pneus, madeira, metal e eletrodomésticos. Na Lapa de Baixo a preocupação com o descarte irregular é tanta que o morador Paulo Sérgio Favero conseguiu agendar uma reunião na Associação Amigos da Lapa de Baixo para discutir com a comunidade local como combater o problema.

Oportunidades para preservar o meio ambiente não faltam, mas é preciso conscientizar os “sujões” da necessidade de reciclar não apenas resíduos, mas também ideias, costumes e conceitos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA