Haddad, Doria e Marta debatem com a comunidade

0
4231

Foto:

Edição Especial do Jornal da Gente trouxe o perfil dos três candidatos a prefeito que participaram do À Mesa com Empresários. Celso Russomanno também foi convidado, mas não confirmou data

Conheça o perfil dos candidatos que participaram do À Mesa com Empresários, a convite da Página Editora e Jornal da Gente

João Doria Júnior
mercado-da-lapa-joao-doria05-jg-tg_recortarFiliado ao partido: PSDB
Número: 45

Vice-prefeito: Bruno Covas (PSDB)

Perfil: É empresário, escritor, jornalista e professor universitário. Há 20 anos apresenta o programa Show Business e iniciou mais recentemente o Face a Face, ambos na Band. Foi secretário de Turismo na gestão do prefeito Mário Covas e presidente da Paulistur de 1983 a 1985. Foi presidente da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo de 1986 a 1988. Em 1999 iniciou a construção do Grupo Doria, atualmente formado por seis empresas.

Propostas: Transformar as subprefeituras em prefeituras regionais, com áreas menores de cobertura em cada uma delas. Investir em tecnologia para tornar digitais os procedimentos e gestão da cidade, aumentar a velocidade das marginais Pinheiros e Tietê. Defende um estado mínimo e apoia a venda para a iniciativa privada do Estádio do Pacaembu, do Autódromo de Interlagos e do Centro de Convenções do Anhembi.

Apoio: “Doria é um gestor bem sucedido e representa a renovação da boa política”. – Carlos Fernandes, ex-subprefeito da Lapa e presidente do PPS municipal

Fernando Haddad
sorocabano-visita-do-haddadai-jg-tg_recortarFiliado ao partido: PT
Número: 13

Vice-prefeito: Gabriel Chalita (PDT)

Perfil: Atual prefeito de São Paulo, é professor-doutor licenciado do curso de Ciência Política da USP, instituição onde se formou em Direito, fez mestrado em Economia e doutorado em Filosofia. Foi Ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012 e integrou a equipe do Ministério do Planejamento. Começou a atuar no serviço público na Prefeitura de São Paulo como Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Finanças.

Propostas: Defende a construção de um bairro de vanguarda no território onde está localizado a Ceagesp, criar mais creches, corredores e faixas exclusivas de ônibus. Promete a ampliação de acesso à Unidades Básicas de Saúde, a reabertura em etapas do Hospital Central Sorocabana e a continuidade da implementação da malha cicloviária.

Apoio: “Apoio a reeleição para dar continuidade à sua gestão democrática e realizadora”. – Adaucto José Durigan, chefe de gabinete da Subprefeitura da Lapa

Marta Suplicy
almoco-marta-suplicy_jg_cf_15-09-187Filiada ao partido: PMDB
Número: 15

Vice-prefeito: Andrea Matarazzo (PSD)

Perfil: Marta é senadora, foi deputada federal, prefeita de São Paulo, ministra do Turismo e ministra da Cultura. Na Prefeitura, criou o Bilhete Único e implantou os CEUs. Ficou popular na década de 80 quando apresentava um quadro sobre comportamento sexual no programa TV Mulher, primeiramente na Rede Globo e depois na TV Manchete. Foi colunista dos jornais Folha de S.Paulo e O Dia, e das Revistas Cláudia e Vogue. Como senadora, Marta relatou a renegociação das dívidas públicas de municípios e estados com a União, resultando em uma economia de R$ 2 bilhões ao ano para a cidade de São Paulo.

Propostas: A candidata propõe revisar o Plano Diretor Estratégico, reduzir a burocracia para empreendedores, criar um aplicativo para a avaliação dos recursos destinados às subprefeituras, inaugurar novos CEUs, transformar casas de cultura em lugares de entretenimento para jovens, reabrir o Hospital Central Sorocabana e extinguir o programa Braços Abertos, de forma a fortalecer o trabalho de ONGs que já atuam na área de tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Apoio: “Fico com a experiência da Marta e a competência do Matarazzo.” – Rita Ribeiro, professora, coordenadora de área e ex-secretária geral do PSDB

Como Vota a Região

A pesquisa Datafolha aponta o candidato João Doria do PSDB como líder na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 30% das intenções de voto (em pesquisa do dia 26) na Cidade. Na semana anterior, o tucano tinha 25% e estava tecnicamente empatado com Russomanno (PRB), que se manteve com 22%, e Marta (PMDB), que caiu de 20% para 15%. Segundo o Datafolha, Marta está empatada tecnicamente com Haddad (PT), que aparece com 11%, e na sequência aparece Erundina (PSOL), que tem 5%. A disputa pela Prefeitura de São Paulo conta também com Major Olímpio (SD) e Levy Fidelix (PRTB), com 1% cada; e Ricardo Young (Rede), João Bico (PSDC), Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU), que não atingiram 1%. A pesquisa mostra ainda que votariam em branco ou nulo 12%, e 4% não opinaram.
Na amostragem da região Oeste 1, que inclui Lapa, Perdizes, Vila Leopoldina além do Alto de Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Morumbi, Pinheiros, e Vila Sônia, a maior parte do eleitorado (53%) declarou voto para a João Doria. Já na área denominada pelo Datafolha como Oeste 2, composto por Jaguara, Jaguaré, Raposo Tavares, Rio Pequeno e São Domingos, a preferência fica para Celso Russomanno (33%), seguida do tucano João Doria (28%), Fernando Haddad (8%) e Marta e Luiza Erundina (com 5% do eleitorado cada uma).

De acordo com a pesquisa Datafolha, a maior parte dos eleitores (64%) tem certeza do seu voto e 34% declarou que ainda pode mudar (ante 39% no levantamento anterior). Entre os eleitores de Doria, 72% estão certos do voto, segundo a pesquisa. Na sequência aparecem os convictos de que o melhor candidato é Haddad (com 63%), seguido de Russomanno (57%), Erundina (55%), Marta (54%).
Entre aqueles que ainda podem mudar de ideia até a hora votação, 21% dizem que quem teria mais chance de receber seu voto seria Marta, 18% apontam Russomanno, no mesmo patamar de Doria (17%). Na sequência aparecem Haddad (14%) e Erundina (9%), e 12% declaram que poderiam mudar para voto em branco ou nulo.

Fonte: Pesquisa do Datafolha (contratada pela Globo e Folha de S. Paulo) de 26 de setembro de 2016 com 1510 pessoas entrevistadas. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

mapa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA