Prefeitura Regional disponibiliza composto de feiras para comunidade

0
4949

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Moradores podem retirar composto de feiras na unidade da prefeitura regional na Lapa de Baixo

A Prefeitura Regional da Lapa disponibiliza composto orgânico de restos de frutas, legumes e verduras das feiras da região para os interessados em fazer sua horta ou vasos em casa. O prefeito regional Carlos Fernandes deu sequência ao projeto “Feiras e Jardins Sustentáveis”, que começou na gestão anterior, pela Supervisão Técnica de Limpeza Pública em parceira com a Concessionária Inova.

Além dos restos de feiras da região da Lapa, o projeto coleta resíduos de feiras da Freguesia do Ó e Pirituba. “Temos espaço para o volume e produção. São quase 800 feiras na Cidade e aqui usamos os restos de 52 feiras, 26 só da Lapa”, diz o prefeito regional.

Defensor do verde e da agricultura orgânica, Fernandes defende a ampliação do projeto para outras prefeituras regionais. “Já conversei com o secretario (do Trabalho e Empreendedorismo), Eliseu Gabriel, responsável também pelo setor de abastecimento, para ampliar o projeto, e com o Natalini (secretário do Verde) que ficou de conhecer o sistema. Se fizer um projeto piloto igual a esse em mais duas ou três prefeituras regionais, você vai para algo em torno de 30% de resíduos de feiras reutilizados na Cidade”, diz Fernandes.

Maria Isabel Coelho
Carlos Fernandes e Rafael Golin Galvão

O que era descartado no lixo no fim das feiras é usado nas leiras de compostagem (fileiras onde é colocado o material coletado que é transformado em composto orgânico). Segundo o supervisor Técnico de Limpeza Pública, o engenheiro agrônomo Rafael Golin Galvão, o “Feiras e Jardins Sustentáveis” recebe de 5 a 6 toneladas por dia de restos de feira. “A gente acrescenta a isso 30% de volume de poda que entra no processo. No mês você vai ter de 25 a 30 mil quilos de composto mensal para utilizar em reformas de praça, plantio de árvores ou intervenções em rotatórias como a feita na City Lapa (na Rua João Tibiriçá com Barão de Itaúna). São cerca de 120 toneladas de restos de feiras processados ao mês que voltam para a cidade”, afirma o supervisor. “É um programa importante, sustentável, que foi dado continuidade no que a gente tinha quando fazia a poda e trituração de madeira na época que fui subprefeito (2010/2011). A gente tinha uma coisa pequena que dava para nosso consumo e o trabalho foi mantido e ampliado em parceria com a Inova”, frisa Fernandes.
Os interessados podem retirar o composto orgânico na unidade de áreas verdes da Prefeitura Regional da Lapa, na Rua José Maria de Faria, 487, na Lapa de Baixo.

Quem quiser retirar o material pode solicitar através do telefone (11) 3396-7606.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA