Conheça os candidatos que passaram pela região

0
8952

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Urnas lacradas no Cartório da 250º Zona Eleitoral da Lapa

Conheça os candidatos que participaram de eventos, realizaram campanha ou tem relação com a Lapa.

Presidência

Álvaro Dias
Partido: Podemos
Número: 19

alvaro dias

Historiador, foi senador por quatro mandatos, governador do Paraná, deputado estadual, federal e vereador.Passou por sete partidos antes de se filiar ao Podemos. Criticou o Bolsa Família no início do programa, mas hoje defende a sua manutenção com o planejamento de que a pessoa deixe de utilizar o benefício e conquiste a independência. É favorável à reforma da previdência e à flexibilização do Estatuto do Desarmamento. Propõe a recuperação da economia com redução de impostos para fomentar o consumo. Defende o fim do foro especial por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado. Realizou campanha no Mercado da Lapa.

Geraldo Alckmin
Partido: PSDB
Número: 45

Alckmin_4

Médico, foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba. Foi deputado estadual, federal, vice-governador de Mário Covas e governador de São Paulo. Concorreu à presidência em 2006, mas perdeu para o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Defende privatizações, com exceção do Banco do Brasil, Caixa e Petrobras, e a reforma da previdência e trabalhista (aprovada no governo de Michel Temer). É crítico ao teto dos gastos públicos, mas nega que irá revogá-lo. Propõe a simplificação tributária, com a união de cinco impostos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) em um, o IVA (Imposto de Valor Agregado). Participou de caminhada pela Rua Doze de Outubro.

Governo Estadual

Paulo Skaf
Partido: MDB
Número: 15

skaf 3

Empresário, é presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), do Instituto Roberto Simonsen (IRS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP). Defende a reestruturação da educação no Estado e maior rigidez na aplicação da legislação penal. Em campanha prometeu dar entregar as obras paradas do metrô. Esteve na região duas vezes, em um encontro com lideranças na Sociedade Beneficente União Fraterna, e em uma reunião com empresários na Vila Leopoldina.

João Doria
Partido: PSDB
Número: 45

João Dória 1

Ex-prefeito de São Paulo, tem propostas para ampliar o empreendedorismo, expandir o Corujão da Saúde para o interior, equipar as polícias e abrir 40 novas delegacias da mulher com atendimento 24 horas. Foi criticado quando deixou a Prefeitura para concorrer ao Governo, e com a reestruturação da rede de atenção básica da saúde, com o fechamento de AMAs. Quando era prefeito participou de diversas ações de zeladoria na região, da inauguração do CTA da Lapa de Baixo e realizou visitas surpresa ao PS da Lapa, à UBS Doutora Wanda Coelho de Moraes e na Emei Professora Ana Maria Poppovic. Esteve recentemente na Associação dos Trabalhadores Sem Terra.

Senado

Mara Gabrilli
Partido: PSDB
Número: 457

Mara Gabrlli 2

Publicitária e psicóloga, Mara Gabrilli já foi vereadora, secretária da Pessoa com Deficiência e deputada federal. É a primeira e única parlamentar tetraplégica do Congresso. Em junho, foi eleita para integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no período de 2019 a 2022. Suas lutas dizem respeito à acessibilidade, inclusão, valorização dos profissionais de educação e ao combate à corrupção e impunidade. Ela participou de um Café com Política, a convite da Página Editora, e acompanhou a visita do candidato à presidência Geraldo Alckmin na Rua Doze de Outubro e Mercado Municipal da Lapa.

Ricardo Tripoli
Partido: PSDB
Número: 450

tripoli 2

Advogado e ambientalista reconhecido por sua luta pelos direitos e bem-estar dos animais. Já foi vereador, deputado estadual, federal e secretário de Negócios Extraordinários (Município)e do Meio Ambiente (Estado). Em 2016 se inscreveu como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo com o apoio de José Aníbal e Bruno Covas. Defende a preservação do meio ambiente, os direitos da melhor idade, estímulo para a geração de empregos, aumento de pena para crimes hediondos, redução de impostos e a revisão do pacto federativo. Esteve na redação do JG e participou da caminhada ao lado de Geraldo Alckmin na Rua Doze de Outubro.

Câmara dos Deputados

Eliseu Gabriel
Partido: PSB
Número: 4054

eliseu 2

Físico e professor, atuou como conselheiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Já foi secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo e atualmente é o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo. O candidato está em seu quinto mandato como vereador. É autor da Lei da Área Escolar de Segurança, da lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi autor do PL que denominou a Rua Antônio Brito Marques, na Lapa de Baixo. Quer trazer recursos para a realização de grandes obras na região. Destinou emendas para melhorias no Centro Cultural Tendal da Lapa e apoiou permissionários do Mercado da Lapa contra o projeto de concessões.

Gilberto Natalini
Partido: PV
Número: 4300

 

Gilberto Natalini 2

Médico, foi secretário de Participação e Parceria, do Verde e Meio Ambiente e vereador por cinco mandatos. Suas propostas dizem respeito à defesa da democracia, ética e ao combate à corrupção. Também defende as reformas política, fiscal, a sustentabilidade, direitos dos animais e mais recursos para o SUS. É engajado com questões locais como a reabertura do Hospital Sorocabana e do Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas, cuja inauguração se deu por um PL de sua autoria. Em 2016 foi acionado por associações e entidades da região para intermediar um diálogo junto à Subprefeitura da Lapa sobre a necessidade de podas de árvores. Participou de encontros com amigos na região para discutir política e ética.

Arnaldo Jardim
Partido: PPS
Número: 2345

carlos_fernandes_com_arnaldo_jardim_dv - Cópia

Engenheiro, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, de Habitação, deputado federal e estadual. Foi relator da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, autor do projeto de Lei para a Política Nacional de Erradicação da Fome e Promoção da Função Social dos Alimentos e da Lei de Apoio ao Cooperativismo. Também coordenou o Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo, a Frente Parlamentar de Infraestrutura Nacional e foi vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura do Brasil. Apresentou na região o modelo de um novo centro de abastecimento para São Paulo, em um evento da Página Editora. É apoiado pelo correligionário e prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes.

Laércio Benko
Partido: PHS
Número: 3131

benko

Advogado e presidente estadual do PHS. Foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo, onde desenvolveu projetos para estimular o potencial turístico, como a reativação da Rota da Luz. Apoiou mais de 300 eventos em cidades pequenas do interior e a emissão de 140 certificados de Município de Interesse Turístico. Foi vereador em 2012 e presidiu na Câmara as CPIs da Sabesp, das Torcidas Organizadas e Exploração Infantil. Foi candidato ao governo de São Paulo em 2014. É contrário à reeleição no legislativo e quer promover projetos de economia solidária. Em 2014 participou junto a moradores da Vila Jaguara de uma reunião com o secretário de Serviços para impedir a implantação de uma estação de transbordo na região.

Delegado Maurício Freire
Partido: PSD
Número: 5538

delegado mauricio freire

Candidato pela primeira vez ao cargo de deputado federal. Delegado há 40 anos, Freire foi Delegado Geral de Polícia e Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Freire é a favor do direito de defesa do cidadão, seja através de armas ou de sistemas de segurança sofisticados, da redução da maioridade penal, da revisão da Lei de Execuções Penais, para tornar mais rígido o controle das saídas temporárias de presos e trazer mais recursos, condições de trabalho e dignidade para os policiais. Defende a volta da educação moral e cívica, da música e do esporte nas escolas. É contrário ao foro privilegiado. Participou de um Café com Política da Página Editora, ao lado do correligionário Coronel Camilo.

Alexandre Padilha
Partido: PT
Número: 1354

Padilha

Médico, já foi ministro da Saúde, no governo de Dilma Rousseff, ministro das Relações Institucionais, no governo Lula, e secretário municipal de Relações Governamentais e da Saúde à época que Fernando Haddad estava na Prefeitura. No Ministério da Saúde implementou os programas Mais Médicos, Farmácia Popular e a vacina contra o HPV. Como secretário da Saúde implementou o programa De Braços Abertos, e na pasta de Relações Governamentais criou o Conselho Participativo na cidade. Defende o fortalecimento do SUS, a revogação da lei do congelamento de verbas para saúde e políticas sociais e a destinação de recursos do pré-sal para saúde e educação. Quer defender leis que valorizem a agricultura familiar, economia solidária e cooperativismo.

Fabrício Cobra
Partido: PSDB
Número: 4567

Fabricio Cobra

Advogado, economista e ex-secretário do Turismo do Estado de São Paulo e adjunto da Casa Civil. Defende a renovação no legislativo e autonomia dos municípios. Pretende propor leis que garantam mais eficiência nos serviços públicos, transparência, controle dos gastos, redução da burocracia, fomento ao turismo, valorização dos profissionais de saúde, educação e segurança, geração de empregos, estímulo ao empreendedorismo e combate à corrupção. É favorável ao voto distrital e à redução do número de partidos. Na região participou do Café com Política da candidata ao Senado Mara Gabrilli e da caminhada do candidato à presidência Geraldo Alckmin na Rua Doze de Outubro.

Luiz Carlos Motta
Partido: PR
Número: 2244

Carlos Motta

Comerciário e presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo). Concorreu ao cargo de deputado federal em 2014. Defende a renovação da Câmara dos Deputados em prol da moralização da política, a realização da reforma tributária para fomentar o crescimento econômico, geração de empregos, uma política permanente de reajuste do salário mínimo. É contrário à reforma trabalhista, por retirar direitos e enfraquecer os sindicatos. Propõe que a reforma da previdência seja realizada de forma mais igualitária, a ampliação das obras da Cooperativa Habitacional dos Comerciários e a instalação de creches com horários diferenciados.

José Aníbal
Partido: PSDB
Número: 4586

josé anibal

Economista, já foi deputado federal, senador, secretário de Ciência e Tecnologia e secretário de Energia. Critica o aumento do salário de servidores públicos diante do desemprego elevado no País e pretende trabalhar na Câmara pela retomada dos investimentos em infraestrutura, com foco na habitação e no saneamento básico. Quer propor medidas inclusivas para idosos, o investimento em energias renováveis e a simplificação e redução de impostos. Realizou campanha no Mercado Municipal da Lapa, Rua Doze de Outubro e em comício no Alto da Lapa.

Assembleia Legislativa

Paulo Mathias
Partido: PSDB
Número: 45800

Paulo_Mathias

Ex-prefeito regional de Pinheiros, já trabalhou no governo do Estado como coordenador do programa Escola da Família e concorreu ao cargo de deputado estadual em 2014, quando recebeu 27.303 votos, mas não foi eleito. Implementou vigilância 24 horas na Praça do Pôr do Sol e reduziu contratos. Como deputado estadual, quer defender o fim do recesso parlamentar, o corte de mordomias e privilégios, a desestatização de parques e presídios, criar hospitais veterinários, programas de castração para animais e obras de acessibilidade com emendas parlamentares, e criar um aplicativo do mandato, onde os eleitores poderão acompanhar e participar do trabalho legislativo.

Coronel Telhada
Partido: PP
Número: 11190

Cel Telhada01-JG-TG

Foi comandante da Rota e ocupou diversos postos no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pelo policiamento da região. Foi vereador e deputado estadual. Durante o seu último mandato, teve 16 leis aprovadas, de sua autoria ou coautoria, e 65 projetos de lei. Defende melhorias para a segurança pública e mais qualidade de trabalho para os agentes de segurança. Entre seus projetos está o de instalação de câmeras em casas noturnas, obrigatoriedade de identificação das empresas de segurança responsáveis por eventos, assistência jurídica integral e gratuita aos policiais e isenção de ICMS para profissionais de segurança pública adquirirem armas particulares.

Sandra Santana
Partido: PSDB
Número: 45157

Sandra_Santana

Chefe de gabinete do deputado estadual Celino Cardoso. É bacharel em direito e trabalhou na Secretaria da Casa Civil do Governador Mário Covas, foi assessora parlamentar na Secretaria Municipal de Esportes e assessorou o ex-vice-governador Alberto Goldman. Foi subprefeita de Perus, bairro onde cresceu. Tem forte atuação na Zona Norte, principalmente na área de infraestrutura urbana e revitalização de pontos viciados de lixo. Defende o fomento ao empreendedorismo, políticas públicas em prol da conservação ambiental e sustentabilidade, incentivo ao turismo e melhorias para a mobilidade urbana e segurança. Propõe ter um mandato com participação da população.

Coronel Camilo
Partido: PSD
Número: 55190

CoronelCamilo_JG_CF (191)

Com 33 anos na Polícia Militar de São Paulo, foi comandante-geral da corporação entre 2009 e 2012. Sempre difundiu uma relação de parceria entre a comunidade e os agentes de segurança. Entre seus projetos está a “Lei dos Pancadões”, que permite a intervenção da PM quando carros estão com o som alto em vias públicas, e a instituição do programa Vizinhança Solidária. Instituiu o Programa Família Segura e o programa Lições de Ética e Cidadania no ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino. Participa das reuniões dos Consegs da região e de encontros com entidades e associações de bairro. Defende a valorização dos policiais e medidas de zeladoria.

Ramalho da Construção
Partido:PSDB
Número: 45122

ramalho da construção

Iniciou sua vida na construção civil como servente. Posteriormente encabeçou diversas lutas sindicais no ramo da construção civil e comandou uma das maiores greves do setor em 1994. Trabalhou nas negociações para renovação da NR 18 (Norma Regulamentadora), e a partir de 1995 os trabalhadores passaram a ter direitos, alojamentos dignos e equipamentos previstos por Lei. Defende a facilitação de acesso do cidadão às autoridades na busca de melhorias sociais como água, esgoto, creches, escolas, canalização de córregos, segurança e saúde. É pai da vereadora Adriana Ramalho. Realizou campanha em uma obra na Vila Anastácio e participou do Café com Política da Mara Gabrilli.

Lívio Giosa
Partido: PSD
Número: 55855

Sem título

Engenheiro, administrador de empresas, jornalista, professor, escritor, vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial. Foi deputado estadual entre 1995 e 1999. Quer trabalhar pela redução do déficit educacional, qualificação de professores e aumentar a empregabilidade no estado. Tem propostas para a inclusão de pessoas com deficiência, inovação tecnológica nos municípios e implementação do Programa Município Sustentável como política pública obrigatória. Escreveu diversos artigos sobre ética, política, terceirização e gestão pública.

Marcos Zerbini
Partido: PSDB
Número: 45780

zerbini (2)

Advogado ligado a movimentos populares de habitação desde 1980. Começou sua atuação social através da Pastoral da Juventude. Foi eleito vereador, deputado estadual e é casado com Cleusa Ramos, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra, com sede na Lapa de Baixo. Em seus mandatos destinou emendas para educação e saúde. Não usa carro oficial da Assembleia e utiliza o mínimo da verba de gabinete. Votou contra o aumento do teto salarial de funcionários públicos. Se reeleito, quer dar continuidade aos projetos envolvendo habitação, educação, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, que também são desenvolvidas na associação.

Valentim
Partido: Podemos
Número: 19222

P1140978

Administrador de empresas, foi assessor do vereador Claudinho de Souza (PSDB) e é reconhecido por sua atuação na Freguesia do Ó, bairro em que nasceu, e Brasilândia. Caso seja eleito, quer cobrar a retomada das obras da Linha 6 – Laranja do metrô, a criação de postos regionais de atendimento veterinário ambulatorial, ampliação das escolas técnicas e de ensino integral, oferta de bolsas-auxílio visando o acesso e permanência dos jovens no ensino médio, reforma da previdência dos servidores sem oneração de salários e o estímulo de ações esportivas, culturais e para a doação de sangue. Acompanhou Álvaro Dias em campanha pelo Mercado da Lapa.

Luiz Cláudio Marcolino
Partido: PT
Número: 13310

luiz c marcolino

Morador da Bela Aliança, é economista e presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo. Foi eleito como deputado estadual, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo e diretor técnico da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa). Entre seus projetos está o PL621, que prevê o funcionamento 24 horas do metrô. Na Assembleia quer promover o diálogo para possibilitar a retomada das obras da Linha – 6 Laranja do metrô, modernização da estação Lapa da CPTM e reabertura do Hospital Sorocabana. Se compromete a trabalhar por moradia digna e regularização fundiária, investimento no controle social e defesa do SUS.

Mauro Bragato
Partido: PSDB
Número: 45125

Bragato

Candidato pelo seu décimo mandato, é sociólogo e reconhecido por sua atuação no sudoeste do estado de São Paulo, na região das cidades de Assis, Ourinhos, Presidente Prudente, entre outras. Foi presidente da Comissão de Finanças na Assembleia por oito anos e secretário estadual de habitação. Defende investimentos regionalizados, a valorização dos municípios e dos agentes de segurança, estímulo à agricultura familiar e ao setor ferroviário, incentivo ao turismo, projetos de recapeamento e asfalto nas cidades e ampliação de faculdades públicas de medicina. Participou de comício ao lado do candidato a deputado federal José Aníbal no Alto da Lapa.

Claudio Piteri
Partido: PPS
Número: 23111

Sem título

Advogado e professor de direito, foi vice-presidente da Fundação Casa e teve cinco mandatos como vereador de Osasco, onde foi autor das leis que criaram o Conselho Municipal da Juventude, a obrigatoriedade da Prefeitura investir 20% da arrecadação do IPTU no bairro de origem, a reserva mínima para pessoas com deficiência nos cargos da Prefeitura, a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a proibição de transporte e armazenamento de lixo tóxico na cidade e o Programa de Geração de Renda “Alice Manholer Piteri”. Na Assembleia quer trabalhar pela segurança, saneamento básico, educação, desenvolvimento regional e atualizar a legislação estadual que dispõe sobre a acolhida dos imigrantes e refugiados.

Aurélio Nomura
Partido: PSDB
Número: 45451

Aurelio Nomura

Advogado em seu sexto mandato como vereador de São Paulo, atualmente preside a Comissão de Constituição e Justiça. Articulou a votação de projetos da Prefeitura como o Plano Municipal de Desestatização para desonerar os cofres públicos. Apresentou mais de 400 projetos de lei e é autor/coautor de leis como a que criou o Parque Augusta, a garantia ao aleitamento materno, a reserva de vagas para gestantes, o Mapa do Ruído Urbano e o atendimento pedagógico hospitalar para crianças e adolescentes. Defende políticas públicas de atenção para dependentes químicos e familiares, ampliação de recursos para a educação, revitalização e ampliação do Parque da Independência e redução da máquina pública.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA