Subprefeitura Lapa recebe serviços para pessoas com deficiência

0
1735

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Carol Santos realiza palestra para funcionários da subprefeitura na sexta-feira (22)

A Subprefeitura Lapa recebe na próxima semana a Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência. A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), acontece nos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira), das 10h às 16h, na Rua Guaicurus, 1000.

A Caravana de Serviços já passou por outras subprefeituras da cidade, como São Miguel Paulista, Freguesia/Brasilândia e M’Boi Mirim, atendendo 350 pessoas com deficiência. A iniciativa tem como objetivo conhecer e atender a população com deficiência. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

Entre os serviços que serão disponibilizados estão os da SP Trans (Bilhete Único especial e Atende +), CATe (vagas de emprego, seguro-desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, formalização de MEI), ADESAMPA (orientações sobre Empreenda Fácil, MEI e empreendedorismo), DSV (cartão DEFIS para estacionamento), subprefeitura (pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias – calçadas, árvores, tapa-buraco, acessibilidade e obras), Fazenda (IPTU, isenção de IPTU para aposentados, desbloqueio de CCM e senha WEB), Justiça (consulta e negociação de débitos tributários Mobiliários e Imobiliários inscritos na Dívida Ativa), junta do Serviço Militar (Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa), CIEE (cadastro de estudantes com deficiência), CMPD (atendimento), FMU (atendimento jurídico), SMDHC (acompanhamento de direitos humanos), entre outros.

Na sexta-feira (22), os colaboradores da Subprefeitura Lapa, incluindo os que trabalham nas praças de atendimento, participaram da palestra “Conhecer para Incluir”, com Carol Santos. Desde outubro do ano passado a Subprefeitura Lapa conta com o serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL), com intermediação em Português/Libras por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA