Sesc recebe companhia brasiliense Teatro do Concreto

0
3815

Foto: Diego Bresani

Diego Bresani
A inspiração para a peça aconteceu em 2011, durante uma manutenção no Salão Verde do Congresso Nacional. Ao quebrar paredes para descobrir as causas de um vazamento foram encontradas frases escritas pelos operários responsáveis pela construção do prédio, inaugurado em 1960

O Teatro do Concreto, companhia de Brasília reconhecida por suas interações com o espaço urbano e intervenções públicas, estará em cartaz no Espaço Cênico do Sesc Pompeia com o espetáculo “Festa de Inauguração”, uma obra sobre a destruição. Quatro atores recolhem os cacos que sobraram do choque entre placas tectônicas e vasculham ruínas das inundações, das bibliotecas em chamas, de estátuas quebradas e descobrem discursos que nunca foram inaugurados.

Construída sem tomar como base a noção de personagens ou de começo-meio-fim, a peça tem uma dramaturgia tecida a partir das falas e narrativas que não são reveladas espontaneamente, mas sim através da destruição. “Notamos que no percurso da humanidade, nas artes e nas trajetórias pessoais, existem narrativas soterradas que precisam vir à tona e, normalmente, esse processo acontece por meio da destruição”, explica Francis Wilker, diretor da montagem.

A inspiração para a peça aconteceu em 2011, durante uma manutenção no Salão Verde do Congresso Nacional. Ao quebrar paredes para descobrir as causas de um vazamento foram encontradas frases escritas pelos operários responsáveis pela construção do prédio, inaugurado em 1960. As mensagens falavam sobre um futuro melhor para o país e a crença nas instituições democráticas do Brasil.

O espetáculo estreia na quinta-feira (30) e fica em cartaz até o dia 23 de junho, com apresentações nas quintas, sextas e sábados às 21h30, e domingos e feriado (20/06), às 18h30. Os ingressos custam entre R$ 6 e R$ 20. O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA