Todos convidados para o casório na Ipojuca

0
4548

Foto: Divulgação

Divulgação
Padre Fabiano quer aproximar comunidade da Paróquia São João Batista

Com direito a convite e site com lista de presentes, a Paróquia São João Batista de Vila Ipojuca realiza uma grande festa para o casamento de Chiquinha e João Tibira. Os noivos, na verdade, são um casal que frequenta a Paróquia e vão interpretar os personagens na quadrilha que será realizada no dia 15 de junho. Mas as quermesses já começam neste final de semana (1º e 2), com diversas atrações musicais, brincadeiras para as crianças e as deliciosas comidas típicas. Os presentes comprados para o “casório” serão as prendas dos jogos.

O Padre Fabiano de Souza Pereira está à frente da paróquia da Vila Ipojuca há três meses e tem como missão se aproximar da comunidade. “Antes a paróquia ficava fechada fora dos horários de missa e agora estamos abertos o tempo todo e as pessoas estão vindo para fazer suas orações, meditar. Nossa quermesse é uma das mais antigas da região e queremos resgatar essa relação com a comunidade, trazer as pessoas para o corpo paroquial”, explica.

O tema da quermesse deste ano é “No coração da Vila Ipojuca uma voz que clama no deserto. São João Batista”. “Queremos resgatar a história do bairro e nos preparar para a celebração de 80 anos da paróquia em janeiro do ano que vem. A capela foi construída em 1920, mas foi erigida como paróquia em 25 de janeiro de 1940. Queremos celebrar as famílias que fundaram o bairro, os húngaros, italianos, portugueses, japoneses, espanhóis, armênios e brasileiros”, afirma o Padre Fabiano. “Desejo que todos os paroquianos e amigos do bairro Vila Ipojuca descubram a grandeza, não somente deste patrimônio cultural que temos em nosso bairro, mas da riqueza de uma comunidade viva, com sua cultura, valores e tradições que não podem ser perdidas com o tempo. Nossa festa é a marca registrada de uma história de trabalho, religiosidade e cultura”, completa.

O pároco nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e passou cinco anos em missão em Igarapé-Açu, no Pará, onde foi responsável por 49 comunidades. Na Vila Ipojuca, quer aumentar a participação da comunidade na igreja e está dedicado na divulgação da quermesse. “Será uma festa de família, tradicional, mas com elementos para atrair a juventude. Chamamos artistas do bairro e estamos com o Clube de Mães da Igreja. Elas que fizeram todas as bandeirinhas decorativas e vão preparar o caldo verde da quermesse”, diz. Além do caldo verde que é uma ótima pedida para os dias mais frios de junho, não vão faltar delícias típicas como churrasco, pizza, doces, bolos, cachorro-quente, sanduíche de pernil, pastel, quentão e vinho quente. A programação cultural contará com show de MPB, forró, samba de raiz, blues e narração de histórias. O dia da quadrilha contará com fogos de artifício. Será montado um mastro com cerca de quatro metros que pode ser visto por toda a Ipojuca.

Quem quiser pode colaborar com a festa com donativos, seja em dinheiro, materiais, alimentos ou mesmo com trabalho voluntário nas quermesses. Para saber como ajudar é possível entrar em contato com a secretaria no telefone 3865-1727 ou ir até à paróquia que fica na Rua Tonelero, 967. Ou ainda, comprar uma das prendas no site da Preçolândia (www.precolandia.com.br). Basta pesquisar na lista de casamento pelos noivos Chiquinha e João Tibira no dia 15 de junho. As quermesses acontecem em todos os sábados (início às 18h) e domingos (início às 19h) de junho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA