Jornada do Patrimônio tem atrações na região

0
1526

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Pela primeira vez a Corporação Musical Operária da Lapa participará do evento com o roteiro “Sabe qual é a banda mais antiga da cidade? A da Lapa”

Neste final de semana acontece a Jornada do Patrimônio 2019, evento que convida a população para conhecer e explorar pontos históricos e de memória da cidade, com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos, como roteiros, visitas a imóveis tombados, oficinas e sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

Pela primeira vez a Corporação Musical Operária da Lapa participará do evento com o roteiro “Sabe qual é a banda mais antiga da cidade? A da Lapa”. Também conhecida como Banda Operária da Lapa, a corporação foi fundada em 1881 e já teve como membros grandes nomes da música popular brasileira, como Nabor Pires Camargo, um dos maiores clarinetistas do Brasil, e o maestro Victor Barbieri, compositor do Hino à Lapa. No sábado (17) a sede da corporação, localizada na Rua Joaquim Machado, 99, tombada em 2009 pelo Conpresp, estará aberta à visitação das 10h às 16h, com fotografias e registros históricos. Saindo de lá, às 11h, a pesquisadora do IEB USP, Paula Skromov, guiará uma caminhada pelos lugares ligados às origens da banda. Já às 14h haverá uma apresentação da banda na Viela Ema Angelo Murari, infelizmente sem a presença de Arnaldo Moura, de 87 anos, responsável pelo sousafone. Apesar de sua vontade de participar do concerto, por recomendações médicas, desta vez ele não poderá tocar.

Outro destaque é a Casa Amarela da Vila Romana, construída em 1921 dentro do sítio do italiano Angelo de Bortoli, que participa com a exposição “Onde a Casa Mora?”, no sábado e domingo (17 e 18), das 12h às 18h. Também será realizada a visita guiada “Roteiro do Patrimônio Industrial do bairro da Lapa – lado da Vila Romana”, com o professor universitário Leonardo Mello e Silva, nos dois dias às 16h, com saída da Casa Amarela (Rua Camilo, 955).

atrações 1atrações 2

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA