Tendal recebe prévia de festival de música indígena

0
1926

Foto: Divulgação

Divulgação
Roda de conversa com Soninha Francine, Chirley Pankará e Renata Tupinambá

A Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500) será palco entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro do Yby Festival, primeiro festival de música indígena contemporânea do Brasil, com apresentações dos principais artistas que abordam a realidade, cultura, lutas e ancestralidade dos povos indígenas. Além da música, o evento também contará com exposição e venda de artesanato, mobiliário e peças de arte, desfile de moda da coleção exclusiva assinada pela estilista Beni Kadwéu, da Aldeia Alves de Barros, localizada em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul), food trucks, cozinheiros e chefs que farão releituras da cultura alimentar indígena na praça de alimentação. A abertura do evento será com o 1º Prêmio Galdino da Música Indígena Brasileira, em homenagem à liderança Pataxó assassinada em 1997.

Na sexta-feira (8), o Centro Cultural Tendal da Lapa recebeu uma prévia, em edição pocket, do que será o evento da Unibes Cultural. Foi realizada a exibição do documentário “Mulheres que alimentam”, dirigido por Olinda Muniz Wanderley Yawar, que narra as histórias de mulheres da aldeia Pataxó Hãhãhãe, no sul da Bahia.

Em seguida, Renata Tupinambá, Chirley Pankará e Soninha Francine participaram da roda de conversa “Futurismo indígena e etnomídia”, sobre a importância de valorizar a cultura e idiomas nativos e promover políticas públicas que deem voz e estrutura aos povos indígenas, para que tradição e modernidade possam caminhar juntas.

O evento se encerrou com o show de Brisa Flow, cantora chilena/brasileira da etnia Mapuche que combina um som de levada latina com rap, eletrônico e neo/soul, com participação de Wescritor, rapper de origem Tupinambá.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA