Águia de Ouro conquista primeiro título do Carnaval de São Paulo

0
1425

Foto: Divulgação

Divulgação
Águia de Ouro levou ao sambódromo a história do conhecimento da humanidade

A tradicional escola de samba da Pompeia Águia de Ouro foi a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. O título foi comemorado por toda a diretoria. “Se foi uma premonição não sabemos dizer, mas a letra do samba enredo clamava sua comunidade para fazer o sonho acontecer – ‘Meu coração é comunidade, Faz meu sonho acontecer, Pompeia guerreira, chegou sua hora, Seu manto reluz o poder do saber’”, destaca Mestre Juca, mestre de bateria da escola há mais de 20 anos.

O enredo chamado “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, do carnavalesco Sidnei França, abordou o bom e o mau uso do conhecimento, mostrando momentos de evolução da humanidade, como a invenção da roda e desenvolvimento da agricultura, e momentos trágicos como o uso de bombas atômicas. Foram representadas personalidades como Santos Dumont, Albert Einstein e feita uma grande homenagem a Paulo Freire, considerado o maior educador do Brasil. O final de desfile focou no futuro, abordando temas como tecnologia, robótica e sustentabilidade.

A escola nasceu em 1976 e sua primeira quadra ficava sob o Viaduto Pompeia. Hoje, o “novo ninho” está na Marginal Tietê, na Água Branca. O primeiro desfile da escola na elite do carnaval paulistano foi em 1984 com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”.

Outras escolas da região

A vice-campeã do carnaval também pertence à região, a Mancha Verde. A Dragões da Real ficou em sexto lugar, seguida pela Rosas de Ouro em sétimo. A Pérola Negra ficou na 14ª posição, sendo rebaixada ao Grupo de Acesso. A escola perdeu cerca de 40% das fantasias após ter seu barracão no Viaduto Mofarrej alagado no dia 10 de fevereiro com as fortes chuvas.

O desfile das campeãs acontece no sábado (29) a partir das 21h, com as primeiras colocadas dos grupos de acesso 1 e 2, Morro da Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai. Em seguida desfilam as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial: Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre, Mancha Verde e Águia de Ouro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA