Rua do Curtume ganha dois ipês

0
484

Foto: Cades Lapa

Cades Lapa
Equipes e conselheiros preparam área que recebeu a muda de ipê-roxo

Para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente foi realizada uma ação socioeducativa de plantio no sábado (11), organizada pelo Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa. Foram plantados dois ipês-roxos na Rua do Curtume, na calçada da Subprefeitura Lapa e do Poupatempo.

A conselheira Sol Viana iniciou a programação com uma meditação guiada, e em seguida a engenheira agrônoma Cyra Malta fez uma apresentação sobre os procedimentos de como plantar uma árvore e as melhores práticas para o seu bom desenvolvimento. Em torno das árvores foram plantadas espécies como a Vedélia e a Neumárica (falso-íris), como uma proteção extra do solo e colo da árvore. O local também ganhou a instalação do mosaico “Aqui passa o Rio Curtume” criado pelo conselheiro Eduardo Mello e bordado por Lígia Rocha.

Na quarta-feira (15) ocorreu a reunião mensal do Cades Lapa. Preocupados com o cuidado das praças da região, estimadas em 253 no território da Subprefeitura Lapa, sendo que apenas 13 contam com comitês de usuários, o conselho criou um Grupo de Trabalho sobre a Regulamentação de Gestão Participativa de Praças. A conselheira Caritas Basso apresentou uma minuta de projeto de lei criada pelo GT, utilizando como base leis e decretos já existentes. A proposta é encaminhar o texto ao Executivo para garantir a participação social nesses espaços. As praças que contam com comitê de usuários são a Amadeu Decome, Ana Maria Poppovic, Antonio Resk, Casa da Colina, Conde Francisco Matarazzo Junior, Cornélia, Homero Silva, Nova Lapa, Paulo Schiesari, Yoshimi Takahashi, Orlando Zanfelice, Wendell Wilkie e Claudinei César.

Outro assunto discutido foi a mudança de endereço do Pátio de Compostagem da Lapa de Baixo. O novo terreno previsto no Jaguaré, na Praça Herman Cappelen, tem questões que precisam ser avaliadas como a dificuldade de acesso e a presença de famílias que moram no local.

O membro de um coletivo da região fez um relato sobre a ação realizada na Travessa Roque Adóglio por um canal de TV em parceria com a Subprefeitura Lapa. Muitas pessoas criticaram o uso do espaço para uma intervenção de fins comerciais. Dada a complexidade do assunto, o Cades Lapa entendeu ser necessária a realização de uma reunião extraordinária do conselho com presença da subprefeita Fernanda Galdino para que sejam feitos os esclarecimentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA