Um projeto funcional de 240 metros de extensão pode sair do papel a qualquer momento. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) conta com um trabalho pronto do novo terminal, que reunirá as Linhas A (Brás-Francisco Morato) e Linhas B (Júlio Prestes-Itapevi). A obra será construída em frente à Rua Doze de Outubro e contará com um mezanino que ligaria a Lapa com a parte baixa do bairro, na Rua William Speers. A nova estação facilitaria o acesso – principalmente ao deficiente – e integraria as duas linhas de trem e o terminal de ônibus. “O projeto, ainda em fase inicial, pretende unir as linhas próximas uma da outra. Na nossa concepção, entre as estações Lapa e Barra Funda, haverá um espaço de trilhos, que será cedido à prefeitura”, disse Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, gerente de projetos de transporte da CPTM.
Segundo ele, não há previsão de quando começam as obras. Uma vez conquistado os recursos orçamentários, diz, a duração da construção do terminal unificado de trem seria de até três anos. A estação também abrigaria o metrô. Ribeiro também afirmou que está previsto a construção da Estação de Trem Água Branca, unificando as duas linhas nos mesmos moldes da Lapa. Atualmente, somente a Linha A possui a Estação Água Branca.
Pelo Plano Integrado de Transportes Urbanos (Pitu 2020), haverá uma extensão da Estação de Metrô Vila Madalena, que pertence a Linha 2 (verde). Seriam construídas três estações subterrâneas – Aurélia, Tonelero e Cerro Corá, seguindo as Avenidas Heitor Penteado e Cerro Corá. “Estamos ainda na fase de estudo de implantação desta extensão. O projeto funcional está previsto para começar em 2005”, afirma o gerente de tecnologia e concepção de transportes, Ismael Molina.
O Metrô estuda construir a Linha 9, que faria uma conexão da Estação Cerro Corá para a Estação Unificada de Trem e Metrô da Lapa. Do bairro, a linha de metrô seguiria até Brasilândia, fazendo uma nova baldeação até Santana. “A Linha 9, apelidada de Arco Norte, viria de Raposo Tavares, passando pelas estações Parque dos Príncipes, Rio Pequeno, Corifeu, Politécnica, Jaguaré, Boaçava até Cerro Corá. Dali prosseguiria para as estações Pio XI e Lapa”, conclui Molina.
As obras não têm prazo para começar porque aguardam ainda os recursos orçamentários, que seriam empregados no projeto executivo. Também não se sabe o tempo de duração para concluir as linhas e as novas estações.