Se o assunto é a complicada situação do trânsito em São Paulo, a região da Lapa está intimamente ligada ao problema com o surgimento de tentativas de solução imediata – como a alteração no sistema do corredor de ônibus na Clélia – e a promessa, por parte do governador José Serra,do início da construção da linha Rosa do Metrô ainda durante a sua gestão.
Nessa nova expansão metroviária, que ligará a Rua do Oratório (Mooca) à Freguesia do Ó, serão entregues várias estações, entre elas uma na Água Branca e, possivelmente, outra na Avenida Santa Marina. A obra, que começará a ser construída em 2010 beneficiará 500 mil passageiros por dia e custará R$ 2,2 bilhões, com previsão de entrega em 2012. A Prefeitura vai repassar R$ 75 milhões ao Metrô que serão investidos nessa linha.
Viagens mais rápidas
Segundo informações da Prefeitura o tempo de viagem de ônibus na Rua Clélia caiu 39 minutos na segunda-feira, 24, quando começou a valer o corredor exclusivo de ônibus na faixa da esquerda entre a Rua Crasso e a Avenida Pompéia.
Se para muitos usuários do transporte coletivo a medida adotada pela CET traz vantagens, alguns comerciantes, com lojas no trajeto do novo corredor flexível, reclamam da medida adota pela CET como forma de dar maior fluidez ao trânsito local.
No dia 24 a reportagem do Jornal da Gente percorreu, de carro, a Rua Clélia no trecho do novo corredor. Pela manhã (por volta das 9horas), gastou-se sete minutos para ir da Praça Cornélia até a Rua Turiaçu. Já à noite (pouco depois das 18h), o tempo necessário para cobrir o trajeto foi de dois minutos. Em alguns momentos motoristas de carros trafegavam pela faixa flexível.