Feira de Artes revela cultura do século 20

0
1080

Foto:

Alunas coreografaram músicas da época da repressão

O Colégio Madre Paula Montalt abriu sua Feira de Artes no sábado passado, transmitindo uma mensagem de paz. Com o tema “A Arte no Século 20”, a instituição de ensino promoveu uma releitura dos movimentos que influenciaram os últimos cem anos, explicando as diversas tendências culturais e contextualizando as manifestações artísticas aos 300 presentes. Na abertura do evento, a diretora do Colégio, Alvina Borges de Paiva, a Madre Imaculada, discursou sobre as maravilhas da arte e da natureza.
Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Colégio, interpretados pelo Coral Madre Paula, sob a regência da professora Lucila Novaes, os alunos do Coral e da Flauta também prestaram uma homenagem ao fundador das Escolas Pias, São José de Calasanz, cantando e tocando “Tropel de Meninos” e “Meninos e Crianças do Ano 2000”.
Pela melhor ilustração e frase do convite da Feira de Artes, o Madre Paula agraciou os alunos Roberta Madriel, ambos do 3º B do Ensino médio.
Rafael Comim, da 6ª A do Ensino Fundamental, que ganhou o primeiro lugar no Concurso de Poesias e de Desenhos, iniciativa do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, também foi homenageado e muito aplaudido pelos seus colegas. Rafael foi o melhor entre 432 alunos de 129 escolas que participaram do concurso. O evento teve a presença da supervisora da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, Mariza Menani, representando a dirigente, Walkyria Cattani.
Em seguida, o Coral da escola realizou uma “Viagem Musical pelo Século, entre 1900 e 2003”, revelando a diversidade e desejo de liberdade nas canções ecléticas brasileiras.

Libertação

Alunas de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, das professoras Maria de Fátima Moço e Anunziata Isabel Lopes Marques, coreografaram o Cântico da Libertação (Da Ditadura até a Anistia), provando que a arte criou uma forma de manifestação, que driblou a dura censura durante o período da repressão (1964-1985).
Vestidas de cores, as estudantes representaram a Violência por Geraldo Vandré (vermelho), a Luta por Caetano Veloso (amarelo), Liberdade por Elis Regina (azul), Esperança por Ivan Lins (verde) e Paz por Milton Nascimento (branco). No final, todas as dançarinas se reuniram para construir a União, ao som de Gonzaguinha.
Depois, o público foi convidado a visitar as salas de artes para conhecer os trabalhos dos alunos. A 5ª série abordou a “Arte Rupestre”, já a 6ª série explorou o tema da “Arte Moderna no Século 20 e Geometria”. A 7ª e 8ª série mostraram a sua leitura da “História das Bienais” e “A Semana da Arte Moderna de 1922”, respectivamente. O “Grafismo” e a “Arte no Século 20 e uma Releitura no Século 21” foram explicados pelos estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Médio. No final da manhã, aconteceu o Festival de Música Inglesa, com três bandas, que interpretaram 18 canções.

Colégio Madre Paula Montalt
R. Carlos Weber, 1315, V. Hamburguesa.
Telefones 3832-2349 e 3836-7369.
www.madrepaulamontalt.com.br
madrepaula@madrepaulamontalt.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA