Médico fala sobre próstata

0
778

As Faculdades Integradas Rio Branco realizam a palestra “Câncer de Próstata: Prevenção e Tratamento” com o médico Lísias Nogueira Castilho, na próxima terça-feira, dia 12, ás 20h, no auditório da Rio Branco, no bairroda Lapa de Baixo.
Médico urologista pela USP, mestre, doutor e professor, Castilho é chefe do serviço de urologia da PUC de Campinas e autor de vários livros, inclusive para leigos como o “Doutor, é câncer?”.
No encontro, o especialista vai alertar para a importância de prevenção do tumor, que é mais comum entre os homens com mais de 50 anos de idade. “Todo homem com 45 anos deve procurar um médico e fazer o exame”, diz ele.
Segundo Castilho, alguns estudos da Fundação Oswaldo Cruz (do Rio) e Faculdade de Saúde da USP mostram que os homens procuram menos o médico para uma prevenção que as mulheres. A falta de tempo para ir ao médico por causa da missão de trabalho, o forte machismo latino e a desinformação estão entre os principais fatores da resistência ao exame de próstata. “O diagnóstico é feito pelo exame clínico e dosagem do antígeno prostático específico. A detecção precoce é fator importante para o sucesso do tratamento”, explica Castilho.
O médico alerta que na fase inicial, a doença é silenciosa. “A dificuldade urinária progressiva é um sintoma tardio”, afirma o urologista.
As vagas para a palestra são limitadas e é preciso confirmar presença pelo 0800-165521. A venida José Maria de Faria, 11, na Lapa de Baixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA