Boa notícia para o bairro. Conforme o Plano Integrado de Transportes Urbanos (Pitu 2020), elaborado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (SETM), a região da Lapa será contemplada com quatro linhas metro-ferroviárias, das quais duas operando como trem e outras duas como metrô. O projeto foi uma resposta à solicitação do Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), feita há seis meses.
Segundo a resposta ao pedido da comunidade lapeana, haverá uma extensão operacional da Linha 2-Verde, a partir da Estação Vila Madalena, até a confluência das ruas Pio XI e Cerro Corá, no Alto da Lapa, onde será feita a conexão com outra linha a ser construída desde a Rodovia Raposo Tavares até o distrito de Vila Guilherme, passando pelo Rio Pequeno, Jaguaré, Lapa, Limão, Casa Verde e Santana.
Integração com trem
Na Lapa, esta linha de metrô terá integração com o trem metropolitano, nas Linhas A (de Francisco Morato até a Barra Funda) e B (de Itapevi a Estação Júlio Prestes) da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM).
Pelo Pitu 2020, está prevista a unificação das Estações de trem da Lapa em um único edifício, como ocorre com a Estação Barra Funda. O governo estadual, por intermédio da SETM, pretende ainda construir duas novas estações: Água Branca (para as Linhas A e B) e a do Bom Retiro. As Linhas A e B serão modernizadas e estendidas até a Estação Brás, passando pela Luz, com expressivo ganho de tempo, além da facilidade de conexão com o Sistema de Metrô e as demais linhas da CPTM.
“A aprovação da reivindicação da comunidade foi a etapa mais difícil. Agora, esperamos que os recursos orçamentários para este projeto sejam garantidos já para o próximo ano”, acredita o presidente do Consabs, José Benedito Morelli, o Boneli.