Restauração quer resgatar estética original

0
1085

Foto:

Padre Adalton Pereira de Castro

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A partir da semana que vem, a Paróquia Nossa Senhora da Lapa passará por uma restauração em seu interior. O objetivo, segundo o padre da igreja, Adalton Pereira de Castro, é conseguir resgatar as paredes originais, que eram ilustradas. “Pretendemos deixar a igreja como era antigamente, com seu interior desenhado, como se fossem tapetes nas paredes”, explica o pároco há 25 anos à frente da Nossa Senhora da Lapa. A parte externa já foi reformada.
A equipe dos mesmos restauradores das igrejas dos bairros de Santa Cecília e do Paraíso, será a responsável pelas obras, que devem durar sete meses. A Nossa Senhora da Lapa vai passar por duas etapas de restauração, ainda sem datas previstas para começarem. Todos os recursos financeiros investidos nas obras foram arrecadados junto aos 2.500 paroquianos, que freqüentam assiduamente os seus cultos e participam ativamente da comunidade religiosa da igreja.
Inaugurada em 1911, quando a rua ainda se chamava Trindade, a igreja tem um estilo gótico mesclado com as influências inglesas e italianas. “Os britânicos viveram na Lapa, com o incremento da São Paulo Railway, a SPR, que depois viria a se chamar Santos-Jundiaí, enquanto os italianos eram o maior grupo de moradores do bairro”, conta.
De acordo com o padre, a paróquia acompanhou o desenvolvimento industrial e comercial da Lapa, determinante para a criação da comunidade religiosa. A igreja ainda tem aspectos peculiares, pois os ingleses, de tradição religiosa protestante anglicana, interagiram com os italianos, fervorosamente católicos.
Segundo Castro, antes da construção da Nossa Senhora da Lapa, havia no bairro uma pequena paróquia na Rua Mercedes, que servia como capela para atender os viajantes. “A Lapa era um local de pouso de pessoas, que traziam as mercadorias do interior, com destino a Santos, passando por São Paulo, onde a Lapa era um lugar obrigatório de passagem”, narra.
Quem quiser saber mais informações sobre a história da igreja ou ajudar na restauração da paróquia pode ligar para 3834-6630.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA