Sesc apresenta|Ópera Amazônia

0
1332

Foto:

Apresentação mescla tecnologia com arte

O Sesc São Paulo apresenta no Brasil o teatro musical multimídia “Ópera Amazônia – Teatro Música em três partes” sobre a percepção ocidental e Yanomami em relação à Amazônia atual, entre os dias 21 e 25, na Unidade Pompeia do Sesc. A produção, iniciada em 2006, é resultado de uma parceria entre instituições brasileiras e européias (Sesc SP, ZKM Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, Münchener Bienalle, Teatro Nacional São Carlos de Lisboa, Instituto Goethe e HAY – Hutukara Associação Yanomami).
A Ópera “Amazônia – Teatro Música em três partes” mistura música, teatro, tecnologia e ciência. Baseado no mito Ianomâmi, o espetáculo terá como foco a discussão da floresta Amazônia em suas múltiplas dimensões, seus personagens e a questão da preservação ambiental. No enredo, a cosmologia indígena e a espiritualidade dos xamãs são confrontadas com a visão tecnocientífica do mundo e do invasor ocidental, na figura de Sir Walter Raleigh, cujo relato de viagem à Amazônia, escrito no século XVI, serviu de base para a criação da primeira parte. O espetáculo aborda desde a biodiversidade, o desmatamento e o genocídio, até as mudanças climáticas.
A primeira parte tem composição do alemão Klaus Schedl, com produção e comissionamento da Münchener Biennale, a segunda leva a assinatura da composição musical de Tato Taborda e da dupla de artistas multimídia Gisela Motta e Leandro Lima na composição visual, onde coube ao Sesc SP a pré-produção. Em São Paulo, as duas primeiras partes da obra serão apresentadas na Área de Convivência do Sesc Pompeia. O teatro da unidade recebe a terceira parte, que tem concepção do artista Peter Weibel, diretor do ZKM – Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, responsável pela produção da última parte que compõe o teatro musical, além de música de Ludger Brümmer, diretor do Instituto de Música e Acústica, do próprio ZKM. Rua Clélia, 93. Ingressos entre R$ 7,50 a 30,00. Telefone 3871-7740.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA