Prefeitura faz prevenção|ao câncer bucal

0
774

A Prefeitura de São Paulo está realizando ações educativas e campanhas de exames para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal nos serviços especializados disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o câncer bucal é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil.
Quando tratada desde o início, a doença tem cura. Por isso, é importante, uma vez por mês, fazer o auto-exame da boca e consultar regularmente um cirurgião-dentista. No auto-exame, todas as regiões da boca devem ser examinadas no espelho, em um local bem iluminado, verificando os lábios, a língua (principalmente as bordas), a região abaixo da língua, as gengivas, o interior das bochechas, o céu da boca e a amídala
Nas Unidades com serviço de saúde bucal da região, os pacientes são examinados por cirurgiões-dentistas. Se for identificada uma lesão, é feito o encaminhamento para um estomatologista, em um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que fazem exames e biópsias para o diagnóstico do câncer.
Entre as unidades que oferecem o atendimento na região estão: o Centro de Testagem especializado – Paulo César Bonfim (Rua Tomé de Souza, 30, na Lapa); UBS Vila Ipojuca (Rua Catão, 1266); UBS Vila Anastácio (Rua Bartolomeu Paes, 686),;UBS Parque da Lapa (Rua Bérgson, 52); Centro de Referência de Saúde do Trabalhados (R. Cotoxó, 664). na Pompeia), além da UBS Vila Nova Jaguaré (Rua Salatiel de Campos, 222);UBS Vila Anglo Brasileira (Rua Turiaçu, 1765), e UBS Vila Romana (Rua Vespasiano, 679).

COMPARTILHE
Artigo anteriorObras em|andamento
Próximo artigoSEGURANÇA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA