São Camilo é referência em|transplante de medula

0
978

Foto:

Diretoria do Hospital São Camilo com médicos e enfermeiros durante a missa de 51 anos da Unidade Pom

No mesmo dia que uma missa comemorou os 51 anos do Hospital e Maternidade São Camilo Pompeia, o capelão José Carlos deu a bênção na inauguração do Centro de Referência para Transplante de Medula Óssea (TMO) da unidade, na quarta-feira, 26. Pacientes com leucemia, linfoma e outros tipos de câncer de sangue terão um andar exclusivo e atendimento especializado com a ampliação do serviço. “Para garantir a segurança do paciente onco-hematológico, foram investidos R$ 2 milhões em infraestrutura de alta eficiência na filtragem do ar e em equipamentos de ponta, tornando a Unidade qualificada para o atendimento de pacientes de alta complexidade”, afirma o diretor administrativo da Unidade Pompeia, José Carlos de Oliveira.
Em contrapartida às melhorias, o Ministério da Saúde concedeu ao hospital a reclassificação da autorização para transplantes de medula óssea na modalidade “alogênico não aparentado” (Portaria n° 457, de 13 de setembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União), além da revalidação para transplante de medula óssea autogênico e alogênico aparentado que já eram feitos na Unidade Pompeia. Ou seja, além do transplante de medula do próprio paciente (autólogo – após tratamento quimioterápico, a medula do próprio paciente é retirada e transplantada nele mesmo) e de parentes (alogênico aparentado), a partir de agora o hospital poderá recorrer ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), para a realização de transplantes não aparentados.
Já foram realizados pelo hospital 170 transplantes de medula óssea (autogênico e alogênico aparentado) desde o início em 2001. Em 2010, por exemplo, foram 28 transplantes. Com a ampliação do serviço para transplantes de medula óssea alogênico não aparentado, a meta do Hospital é triplicar o número de procedimentos por ano. “Queremos nos tornar referência em serviços de alta complexidade, aumentar o número de transplantes de medula óssea e trazer para a região onde estamos localizados um serviço diferenciado com o que há de melhor na especialidade”, diz Oliveira.
O Centro de Referência para Transplante de Medula Óssea conta com nove leitos para transplante e outros 16 leitos para o tratamento de pacientes onco-hematológicos. No total são 25 leitos, sala de observação, consultório, coleta de células-tronco e sala de apoio aos acompanhantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA