Banda da Lapa faz 130 anos

0
1120

Foto:

Banda é considerada patrimônio do bairro

Poucas formações resistiram ao tempo como a Corporação Musical Operária da Lapa, conhecida no bairro como “Banda da Lapa”. Ativa desde 1881, a Banda da Lapa é a mais antiga da Cidade de São Paulo com 130 anos, concluídos no último dia 7. Fundada pelo Maestro Chiaffarelli com o nome de Lira da Lapa, a corporação musical foi criada no Largo da Lapa e tem seu nome ligado aos antigos operários da Estrada de Ferro São Paulo Railway(SPR).

Muitos deles, aposentados, continuam ensaiando toda semana na sede da banda (Rua Joaquim Machado, 99). Os ensaios são abertos e acontecem todas as sextas-feiras, entre 19h e 21h. O grupo mantém no repertório o dobrado e a marcha militar, mas na tentativa de seguir tendências incorporou o samba, bolero, valsa e marcha rancho.

Segundo o atual presidente e saxofonista da Banda, José Maria Tamburu, o projeto para 2012 é atrair jovens para a formação de um grupo infanto-juvenil.

Para manter a centenária banda, Tamburu busca novos parceiros. Para comemorar os 130 anos, a Corporação faz uma apresentação, no dia 18, 11h, no Largo da Matriz da Matriz Nossa Senhora do Ó, 215, na Freguesia do Ó. O Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região também programa uma apresentação da banda no aniversário da Lapa, em outubro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA