ACONTECE

0
1151

MANEJO AMBIENTAL
O diretor do Parque da Água Branca, Marcos Sérgio Rangel Fernandes, realiza neste sábado, 14, uma reunião para discutir a proposta do Plano de Manejo Ambiental para o Parque, das 8h às 12h. Os usuários e pessoas interessados em colaborar na conclusão do documento podem comparecer ao encontro que será no auditório Paulinho Nogueira, localizado em frente a arena central do Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455).

HOMENAGEM
O assessor especial da Associação Comercial de São Paulo e criador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, será homenageado no próximo dia 27,  no México. O Club Rotary Plateros Centro Histórico organiza o evento que terá a participação das crianças mexicanas das 3º, 4º, 5º ano Primário que desenvolvem o trabalho “Guardiães da Paz”.  O “Marco da Paz” é um monumento único no gênero e foi criado por Luigi para inspirar na humanidade a importância da cultura da paz, para que as futuras gerações tenham um mundo melhor. O México conta com um monumento. Desde sua criação, o Marco da Paz conta com o apoio da Associação Comercial de São Paulo.

CONSEG PERDIZES                       
O Conselho Comunitário de Segurança de Perdizes (que inclui Pompéia e os bairros da Água Branca, Barra Funda, Pacaembu e Sumaré) acontece no próximo dia 17, às 20h, na sede da Sabesp da Avenida Alfonso Bovero, 935, com entrada pela Rua Cajaíba, 390 (estacionamento gratuito no local).

COZINHA ITALIANA
O Sonda Supermercados oferece este mês aulas de Culinária Mediterrânea, grátis, entre os dias 18 e 26, em várias unidade. No Sonda Pompéia (Rua Carlos Vicari, 155, com Clélia) a aula para os amantes de massa será no dia 20, às 14h30, e na Loja Sonda Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 892) no dia 25, às 14h30.  Informações nas lojas Sonda.

CONSELHO GESTOR
Neste domingo (15) acontece a eleição do Conselho Gestor do Parque Leopoldina Orlando Villas Bôas, das 10h às 16h. Ao todo 12 candidatos concorrem a vaga de conselheiro. Para votar em um dos candidatos é preciso ser maior de 16 anos, morar na área da Subprefeitura da Lapa, apresentar documento de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (original ou cópia) e comprovante de endereço. A votação será em frente a administração do parque. Avenida Embaixador Macedo Soares, 8000, na  Vila Leopoldina (Marginal do Tietê via Local entre a Ponte dos Remédios e da Anhanguera). Outras informações pelo telefone 3647-9939.

INFANTIL
A Biblioteca Mário Schenberg apresenta a peça infantil O Patinho Feio – O vôo de Andersen, em Teatro por um Triz. Durante a encenação, atores, bonecos de manipulação direta (baseada no Bunrako) e silhuetas se relacionam pra contar a história do escritor Hans Christian Andersen, que deu vida a muitos personagens dos contos de fada. Recomendado para maiores de 5 anos. Sábado (14) às 14h  na Biblioteca da Rua Catão, 911, na Lapa.

TEATRO
O espetáculo Homens de Solas de Vento, da Cia. Solas de Vento, chega ao palco do Teatro Cacilda Becker para temporada até 20 de maio. A história começa em um aeroporto, local de partidas e chegadas dos personagens. Sob direção de Rodrigo Matheus – fundador do Circo Mínimo – a dupla de atores, que são circenses e bailarinos, Bruno Rudolf (Prêmio APCA 2011 por A Volta ao Mundo em 80 Dias) e Ricardo Rodrigues, alternam cenas cômicas e momentos imagéticos para contar a história de dois estrangeiros presos na sala de imigração de um aeroporto. Sem uso da palavra, a dupla utiliza técnicas de circo, dança e teatro em uma trama que aproxima a vida desses dois estranhos. Homens de Solas de Vento  tem duração de 60 minutos. As apresentações acontecem às sextas e sábados às 21h e domingos às 19h. Haverá sessões grátis dias 3 e 10 de maio, quinta-feira, às 21h. O teatro (com acessibilidade para deficientes) fica na Rua Tito, 295. Outras informações pelo telefone 3864-4513.

TEATRO GRÁTIS
Neste sábado (14), o projeto “15 anos de História” do grupo “As Meninas do Conto”  tem início no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa). Para celebrar a trajetória artística, o grupo promove o projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro. A programação leva para o palco do Cacilda Becker todas as produções da companhia, sempre nos fins de semana, com entrada franca. O coletivo faz peças que se utilizam de histórias da tradição oral. Além dos seis títulos que compõem o repertório, haverá a estreia de “Bruxas, Bruxas e… mais Bruxas!”, às 18h. Antes acontece a apresentação da peça “A Princesa Jia” (16h), que conta a história de uma sapa que nada mais é que a própria princesa. As duas peças se repetem no domingo: “Bruxas, Bruxas e… mais Bruxas!”  16h e “Princesa Jia” às 11h. A programação segue até o dia 20 de maio, aos sábados e domingos. Os ingressos devem ser retirados, até dois por pessoa, uma hora antes de cada apresentação. Outras informações na bilheteria do Teatro Cacilda Becker ou pelo telefone 3864-4513.

VOTO CONSCIENTE
O Movimento Voto Consciente, em parceria com o Adote um Vereador, realiza no dia 26 de abril, às 19 h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, s/nº), o seminário Eleições 2012, a Responsabilidade do Voto. O evento, tendo em vista o ano de eleições municipais, pretende esclarecer os papeis do vereador, do prefeito, do Legislativo e do Executivo e também oferece ao cidadão um melhor entendimento de sua responsabilidade na condução das políticas públicas necessárias para promover a cidadania e abordar o apoio da internet na participação política e sua contribuição nas eleições. Participarão da mesa o presidente da Câmara Municipal, José Police Neto; a presidente do Movimento Voto Consciente, Silvia Cosac;  o historiador Marco Antonio Villa, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Carlos (UFSCar);  o professor e  Ph.D. em comunicação digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Luli Hadfahrer; e o responsável pelo Adote um Vereador, o jornalista Milton Jung, da Rádio CBN, que será o mediador do evento.

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
Segunda-feira, 16, é o último dia para os partidos políticos comunicarem a relação de seus filiados, via internet, à Justiça Eleitoral. Para efeito de filiação partidária, serão observadas as informações constantes da base de filiados no sistema Filiaweb do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também traz as filiações anteriores e as respectivas datas de filiação. De acordo com a Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/95), na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, os partidos devem comunicar a relação de todos os seus filiados, com data da filiação, número dos títulos e seções eleitorais em que estão inscritos. Caso a comunicação não seja feita no prazo, permanece inalterada a filiação de todos os eleitores constantes anteriormente. A data para a entrega das listas foi estabelecida pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, até agora, 1,8 mil recursos sobre dupla filiação partidária de eleitores em todo o Estado. Segundo as sentenças de primeiro grau, os filiados se inscreveram em outros partidos antes de se desligarem da agremiação à qual já pertenciam e, por isso, tiveram ambas as filiações canceladas. todos os recursos devem ser apreciados pela Corte paulista antes do julgamento dos pedidos de registros de candidaturas para as próximas eleições porque, para concorrer a um cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições majoritárias ou proporcionais. Conforme previsão legal, quem se filia a outro partido deve fazer comunicação imediata da nova filiação ao partido e ao juiz eleitoral. Caso contrário, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas.

JOGOS DOS IDOSOS
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos que serão realizados entre 17 e 20 de maio, no Ginásio do Ibirapuera. O JORI é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em conjunto com a Coordenadoria do Idoso, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria. O objetivo é proporcionar a inclusão social do idoso por meio da integração e interação com pessoas das demais gerações, a troca de experiências e a sensibilização da sociedade, assim como valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar. São esperados mais de 1.600 atletas, com idade mínima de 60 anos, para competir nas 14 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, truco, voleibol e xadrez. Os interessados em participar das competições devem se inscrever através do preenchimento das fichas nominais dependendo da modalidade escolhida pelo atleta e entregá-las na coordenadoria do idoso até o dia 27 de abril. O preenchimento deve ser feito a mão e conter a assinatura do médico com  atestado para a prática esportiva. Outras informações sobre o JORI na Coordenadoria do Idoso da  SMPP pelo telefone 3113-9601.

JORNADA FOTOGRÁFICA
O projeto Jornada Fotográfica neste mês prossegue com a proposta de registrar os bairros da cidade de São Paulo. Neste domingo (15) será a vez  da “Vila Leopoldina”. O encontro acontece das 9h às 18h, onde os participantes inscritos (previamente) vão registrar as peculiaridades do bairro. A sugestão é que os participantes realizem cerca de 30 imagens, que serão escolhidas na seqüência pelo grupo e pelo coordenador, ficando expostas no Arquivo Histórico Municipal. Informações pelo telefone 3105-2030.

LINGUAGEM E VIOLÊNCIA
No próximo dia 17 (terça-feira), o Senac Lapa Scipião promove mesa-redonda com os cartunistas Paulo Caruso, Laerte e Zélio, dentro da programação da Mostra Linguagem e Violência, que reúne artistas, filósofos, cartunistas, jornalistas e especialistas para abordar a influência da comunicação e da linguagem na reflexão sobre as diferentes formas de violência. A programação também conta com a exibição do curta-metragem Distraída para a Morte, no dia 8 de maio (19h30), seguido de mesa-redonda com o produtor e roteirista do filme, Jeferson De e o fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo, Jonne Roriz. Todas as discussões da exposição tem como mote a violência urbana exercida por diferentes instituições da sociedade, como Estado, organizações empresariais, mídia, escola e ambiente doméstico. As inscrições para a Mostra Linguagem e Violência podem ser feitas gratuitamente pelo site www.sp.senac.br/lapascipiao até um dia antes da atividade desejada. O evento acontece às 20h, na Unidade da Rua Scipião, 67, na Lapa.

CIÊNCIA NA MÍDIA
Com o objetivo de discutir a divulgação científica no Brasil, pesquisadores, jornalistas e divulgadores estarão reunidos no workshop “Ciência na Mídia”, dia 16, das 9h às 18h, na sede da FAPESP (Rua Pio XI, 1500), no Alto da Lapa, para um debater sobre a cobertura da mídia, sua relação com os cientistas e a maneira como as informações veiculadas chegam ao público. Na discussão sobre o papel da mídia televisiva na cobertura de temas científicos, participam da mesa de debates Ciência na TV o médico e pesquisador Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, e Roberto Wertman, editor do programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia, da Globonews, com mediação da jornalista Mônica Teixeira, coordenadora geral da Univesp TV. A ciência na mídia impressa será tema das discussões entre o biólogo Fernando Reinach, do Fundo Pitanga, e Reinaldo José Lopes, editor de Ciência e Saúde do jornal Folha de São Paulo, com mediação de Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp. A presença da ciência na produção de noticiários será alvo do debate entre Thomas Lewinsohn, biólogo do Instituto de Biologia da Unicamp, e a jornalista espanhola Sonia López, ex-editora da agência de notícias AlphaGalileu. O mediador será Carlos Eduardo Lins da Silva, consultor de comunicação da FAPESP e ex-secretário de redação da Folha de S.Paulo.  Outras informações e a programação completa pelo site (www.fapesp.br/eventos/ciencianamidia) ou telefone 3838-4000.

NOVA FESTIVAL
®Nova Cultura Contemporânea (www.novafestival.com/2012/br) é um festival multidimensional de arte colaborativa em progresso, que reúne a vanguarda contemporânea internacional em música, artes visuais e audiovisuais. Realizada em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som e com o SESC Pompéia, o ®NOVA 2012 será realizado até o dia 31 de maio nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Barcelona. A mostra apresenta cerca de 50 shows e terá mais de 100 artistas nacionais e internacionais trabalhando ao vivo, se revezando simultaneamente em espaços culturais, de forma que a exposição fique sempre viva e só seja finalizada na última semana.  Oferecendo mais de 80 horas de cinema, artes plásticas e video-arte, serão 55 dias apresentando uma experiência única, reunindo a diversidade cultural da arte contemporânea com o uso de cores, luzes, texturas, música, design, composições artísticas colaborativas e integradas. A mostra começou no MIS e no mês de maio acontecerá no Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93). A lista completa de artistas que participam da mostra  pode ser vista no site do evento (http://novafestival.com/2012/).

POESIA
O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos realiza mais uma edição do campeonato de poesias da Zap! – Zona Autônoma da Palavra, no próximo dia 18, a partir das 20h. Desta vez o torneio vai receber os “poetas-slamers”  no Ponto do Livro, na Rua Alves Guimarães, 1322 (próximo ao Metrô Sumaré. Capitaneado pela atriz-MC Roberta Estrela D’Alva – ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Atriz, pelo espetáculo Orfeu Mestiço, e terceira colocada na Copa do Mundo de Slam, o torneio literário reúne competidores que recitam textos de própria autoria. Há três anos, Roberta organiza mensalmente a primeira noite de poetry-slam (poesia-falada) do país, o ZAP! – Zona Autônoma da Palavra com sede no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, na Pompéia, coletivo que há onze anos desenvolve o teatro-hip hop. O campeonato é o primeiro de São Paulo que liga os microfones a cada mês para que poetas, mc’s e escritores disputem o título, num espaço dedicado à poesia falada. A cada edição, uma nova geração de escritores exibem a produção textual seja por via declama ou cantada, sem nenhum acessório cênico (principal regra do slam). O júri formado pelo público escolhe o melhor slamer (poeta-competidor) que no final do ano concorre ao prêmio de poeta do ano.  Ao todo são três rodadas, na última o zapeão (vencedor) é premiado com livros, CDs e DVDs. O encontro deste mês será no Ponto do Livro, mas a sede do projeto fica na Pompéia (Rua Dr. Augusto de Miranda, 786). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3803-9396.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA