Região sofre com chuvas e respira com licitação

0
920

Foto:

Pompeia receberá obras de combate às enchentes

Num outono quente, bairros da região da Subprefeitura foram castigados por fortes chuvas, sobretudo nas tardes da quarta, 11, e quinta-feira, 12.  Na Vila Pompeia, a região da Avenida Francisco Matarazzo voltou a ficar submersa, causando inúmeros transtornos não só aos moradores e comerciantes, mas também a quem transitava pelo local de carro ou a pé. A rotariana Roseli Budacs, de dentro do Shopping Bourbon, registrou imagens da força das águas na avenida, na quarta-feira.
Já o repórter fotográfico Tiago De Carl flagrou, na quinta-feira, enchente no bairro da Lapa, onde a região do Shopping Lapa e do Mercado foi totalmente invadida pelas águas.
Na Rua Guaicurus, a chuva invadiu o pátio da Subprefeitura da Lapa, com a água subindo mais de meio metro. Na Rua do Curtume, esquina com a Rua Guaicurus, onde está localizado o Poupatempo, também registrou enchente, com a água, represada no muro da CPTM, atingindo a altura do espelho retrovisor de veículos estacionados. “O Poupatempo foi poupado”, contou um trabalhador do comércio varejista da Lapa, ao comentar que a nova praça de serviços não foi afetada pela enchente. Na Vila Leopoldina, a região do Ceagesp (Rua Baumam) e do viaduto Mofarrej igualmente registraram enchente e pontos de alagamentos.

Obras de drenagem

Em meio a mais uma enchente, moradores da Vila Pompeia receberam uma boa notícia por  parte da Prefeitura. Depois de um longo processo de licitação, finalmente foi homologado o nome do Consórcio Sumaré como empresa responsável pela construção das novas galerias dos córregos Água Preta e Sumaré. O consórcio formado pelas empresas Engeform Construções e Comércio e Construtora Passarelli receberá pelos serviços cerca de R$ 143 milhões. A partir de agora  o consórcio já pode iniciar a montagem do canteiro de obras.
As novas galerias fazem parte do pacote de intervenções previstos na Operação Urbana Água Branca, cujo balanço financeiro em janeiro deste ano apontava um saldo positivo de mais de R$ 149 milhões. “Sobram sete milhões para serem investidos em outras obras que beneficiem a região”, afirma a presidente da Associação Amigos da Vila Pomepia, Maria Antonietta de Lima e Silva. “São 17 anos de luta. Confiamos na promessa do secretário Elton Santa Fé (Siurb). Se não fosse o seu competente trabalho, essa obra não teria sido aprovada”.
 A futura construção das galerias e as interveções de drenagem realizadas pela Prefeitura na região do Parque da Água Branca, resolverão, segundo declarações do prefeito Gilberto Kassab, o crônico problema das enchente na Pompeia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA