Fórum quer manter PS até construção da UPA

0
889

Foto:

Reunião: Fórum de Saúde discutiu nesta semana futuro do projeto da UPA no PS Lapa

Os coordenadores do Fórum de Saúde Lapa/Pinheiros se reuniram na quarta-feira, 2, com o responsável pela equipe especial responsável pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria Municipal de Saúde, Jacinto de Oliveira, e o coordenador de projetos e implantação de UPAs no Município, Cassiano Pesce, para discutir a transformação do Pronto Socorro Lapa em UPA. A conselheira de Saúde Bertô Moraes pediu explicações sobre a indefinição do projeto de implantação de uma UPA no PS Lapa.  Em 21 de agosto, ela esteve com o secretário Municipal de Saúde, José de Fillipi Junior e foi informada que para construir um novo prédio o PS Lapa teria de ser demolido. “Não concordei e disse ao secretário que já não temos equipamentos e não podemos ficar sem o atendimento do PS. Nossa sugestão foi construir a UPA no espaço do estacionamento”, mas para execução do modelo da UPA tínhamos que pedir parte da area verde anexa. Ele se propôs a rever o projeto”.

Prazo para construção – A area foi pedida e o subprefeito de Pinheiros informou que o local está em area tombamento. Ele orientou, em ofício, que a Secretaria da Saúde solicite o terreno a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. “A autorização do Verde demora, estou falando em um ano para mais, e corremos o risco de perder os recursos do Ministério da Saúde para implantação da UPA. Temos prazo de 30 dias para começar a obra”, disse Oliveira.
Para ele, a alternativa mais viável é a demolição do prédio do atual para executar o projeto de mais de 2600 metros de construção. “A projeção dentro do terreno exige um espaço maior, não tem como fazer sem a demolição. Essa será a maior UPA de todas”, disse Oliveira.  Os conselheiros contam com o apoio do supervisor de Planejamento da Sub Lapa, Mauro Caseri, para intervir junto a Secretaria do Verde para conseguir a area para construção da UPA sem a demolição do PS. Durante a reunião também foi discutida a transformação da AMA Especialidade Sorocabana em Unidade da Rede Hora Certa, prevista para entrar em funcionamento (parcial) até novembro com a instalação de dois centros para pequenas cirurgias, e da AMA 24 horas em UPA, ainda sem prazo para reformas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA