Dengue cresce em números de casos na região

0
1144

Foto:

Casos de Dengue até 24 de março

O secretário-adjunto de saúde, Paulo Puccini, apresentou na quinta-feira (26) o quinto balanço do ano sobre a situação da dengue até a décima semana epidemiológica. No período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 4.326 casos notificados e, destes, 1.412 autóctones confirmados. Só na região da Subprefeitura Lapa foram diagnosticados 119 casos até terça-feira, 24. 

Esta semana os moradores da Vila Anglo Brasileira se queixaram que só na região foram sete casos confirmados sem nenhuma ação eficaz no entorno para conter o avanço do Aedes aegypti. Segundo eles, um dos focos de dengue no bairro é a viela sanitária entre a Rua Rifaina e a Praça Barão de São Borja, que é da Prefeitura e está infestada de mosquitos transmissores da Dengue. 

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) considera que o aumento dos casos neste ano está associado ao calor, que acelera o desenvolvimento do mosquito e ao acúmulo de água limpa sem proteção, devido à crise de abastecimento dos últimos meses. De acordo com pesquisa revelada no início do mês com base no número de criadouros nas residências, houve um aumento de 212,7% no número de baldes e de 135,3% de reservatórios não ligados à rede, como caixas d’água. Os dados fazem uma comparação entre outubro de 2014 e fevereiro deste ano e coincidem com o aumento da densidade larvária ou o volume de larvas encontradas, que saltou da taxa de 0,24 para 1.01 domicílios com larvas dentro de cem pesquisados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA