Projeto de Curitiba vence concurso para área da CET

0
1266

Foto:

Secretários e diretor da SPUrbanismo na cerimônia de premiação na biblioteca

O trabalho do arquiteto Eron Danilo Costin de Curitiba foi o vencedor do Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares para o Plano de Urbanização do setor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca. O anúncio foi feito em cerimônia na noite de quarta-feira, 27, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

Promovido pela SP Urbanismo e organizado pelo IAB-SP (Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil), o concurso teve como objetivo selecionar um estudo preliminar para urbanização da região conhecida como Área da CET, localizada na Avenida Marquês de São Vicente, com Rua Níkolas Boer, próximo à Ponte Júlio de Mesquita. A área compreende ainda o espaço ocupado pela Escola de Samba Águia de Ouro na Marginal Tietê e também a da Mancha Verde (ao lado da Ponte Julio Mesquita). O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Melo Franco, o diretor de Desenvolvimento na São Paulo Urbanismo, Gustavo Partezani, o Secretário Municipal de Habitação, José Floriano Marques Neto e o presidente do IAB, José Armênio de Brito estavam presentes. O prefeito, com presença confirmada, não participou do evento.

No total foram 26 propostas inscritas de seis estados do Brasil, sendo 19 de São Paulo. Segundo o júri de especialistas, o projeto do arquiteto de Curitiba apresentou maior equilíbrio.

De acordo com o diretor da SPUrbanismo, o objetivo foi selecionar o estudo preliminar para posterior elaboração do Projeto Básico completo com infraestrutura e qualificação do ambiente urbano, incluindo sistema de mobilidade, parque e áreas verdes, passarela para pedestres e ciclistas sobre o rio Tietê além de equipamentos sociais (Território CEU e UBS), equipamento administrativo e habitações de interesse social (mínimo de 1360 unidades habitacionais autônomas) em edifícios de uso misto com fachada ativa, ou seja, pavimento térreo com uso comercial, serviços, produtivos ou voltados a equipamentos públicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA