A determinação dos Consegs

1
1481

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) têm tido sucesso na prevenção e combate aos crimes em São Paulo. Para isso, moradores organizam verdadeiros debates e pedem ações firmes das polícias Militar, Civil e Guarda Civil Metropolitana. Ao todo, só na capital, existem 93 regiões que integram o programa, um exemplo a ser seguido.

Os trabalhos ocorrem mensalmente, com as presenças do presidente da entidade, do delegado titular do bairro e do comandante da companhia da PM. A união funciona muito bem. Temos ótimos resultados também com programa Meu Vizinho está de Olho, na Lapa, e Vizinhança Solidária, também na Lapa e zona sul, entre outros. Ainda na zona oeste, moradores estão mobilizados agora para um Fórum de Segurança Pública, que deve ocorrer no próximo mês. 

Na realidade, a segurança depende de diversos fatores, que se complementam: diversas vezes não nos damos conta da importância de mantermos ambientes bem iluminados, sem buracos ou com mato alto. Isso porque locais organizados contribuem para a sensação de segurança da população e impedem a ação de criminosos.

Por acreditar no potencial dos Conselhos de Segurança e das associações de bairro, no mês passado promovi uma Sessão Solene na Assembleia para homenagear os 30 anos destes presidentes que fazem acontecer. Deixo aqui um convite: quantas vezes você foi a uma dessas reuniões? Procure exercer a sua cidadania. Compareça no CONSEG mais próximo ou uma associação de bairro. Ajude a melhorar os ambientes.

Coronel Alvaro Camilo é deputado estadual pelo PSD e comandou a PM de 2009 a 2012

1 COMENTÁRIO

  1. Fui assaltada na cerro cora, perto da Pio XI. Quinta feira dia 09/10 as 8:30 da manhã, um rapaz de camiseta azul, short e tenis, bem violento e agressivo. Fiquei desnorteada ao ser abordada com tamanha violência, ele me imobilizou me apertando pelo pescoço contra a parede. O local precisa de um policiamento maior nos horários de menor movimento… um carro tentou persegui-lo ate o cemitério.. Agradeço ao rapaz do carro que não vi mais..

DEIXE UMA RESPOSTA