A memória da região

0
1536

Nesta semana, tivemos um encontro produtivo na Subprefeitura visando buscar uma solução para o acervo histórico do Museu da Lapa Miguel Dell’Erba. No momento, as peças estão instaladas no Centro de Memória e Convívio Cecília Meireles (da Rua Araçatuba). Devido às condições inapropriadas do espaço, conforme avaliação promovida pelos responsáveis pela conservação dos acervos museológicos da cidade de São Paulo, a Subprefeitura em parceria com entidades locais, estuda soluções para a preservação do acervo.

Nossa ideia inicial é que o museu permaneça no local onde sua história começou, na Lapa, assim como desejaria Miguel Dell’Erba, idealizador do espaço. Durante muito tempo, ele lutou para preservar a memória da região e nada mais justo do que darmos continuidade a esse processo.

No encontro na Subprefeitura, participaram representantes dos Colégios Santo Ivo e Heitor Garcia, além do Instituto Cultural Anastastassiadis. A proposta é que o acervo primeiramente seja abrigado no espaço do Colégio Heitor Garcia e receba os restauros e cuidados específicos pelo Instituto Anastastassiadis. Avaliamos que para darmos sequência ao processo de abrigo do acervo, precisamos confirmar se o mesmo está em posse ou não da Prefeitura de São Paulo. Para isso, já estamos levantando junto aos órgãos competentes, as informações necessárias. Se depender de nós, o acervo ficará no bairro e aos cuidados e olhos dos moradores locais, garantindo assim, a memória da região.

José Antonio Varela Queija é subprefeito da Lapa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA