Renato Braz, Edson Alves e Proveta lançam álbum em homenagem a João Gilberto

0
3306

A vasta obra de João Gilberto é revisitada pelo trio de instrumentistas Renato Braz, Nailor Proveta e Edson Alves em show no Teatro dos Sesc Pompeia na quinta-feira, 3. O CD “Silêncio”, lançado no Sesc, é fruto de um encontro inédito entre os músicos. Para a apresentação, músicas como “Eu vim da Bahia” e “Doralice” ganham interpretações autorais. Os ingressos custam de R$ 9 a R$ 30.

Fãs declarados do homenageado, Renato Braz (voz), Edson Alves (violão) e Nailor Proveta (sopros) interpretam músicas como “Caminhos Cruzados” e “Pra que Discutir com Madame”, além da canção “Acontece que eu sou baiano”, de Dorival Caymmi. “O João Gilberto é um cantor fascinante. Ele tem uma voz enorme e canta baixinho. É comovente ver como a música dele ecoa no mundo inteiro. É um fenômeno”, declara Braz.

O cantor, percussionista e violonista Renato Braz iniciou sua carreira nos bares de São Paulo e já dividiu palco com nomes como Luiz Melodia e Ney Matogrosso. Pelo CD “Outro quilombo” (2002), foi contemplado com o Prêmio Visa de Música Brasileira, Edição Vocal, no mesmo ano de lançamento.

Nailor Proveta iniciou cedo seu percurso musical: aos seis anos, tocava clarinete. Líder da banda Mantiqueira, o artista também toca saxofone alto, soprano e tenor. Proveta foi convidado a acompanhar grandes nomes da música, como Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas e Bobby Short. Também integrante da banda Mantiqueira, Edson Alves se formou no Conservatório Musical Villa-Lobos. Como instrumentista, participou de gravações de artistas como Celso Viáfora, Belchior, Vicente Barreto e Eduardo Gudin, além de ter sido indicado ao Grammy em 1997, na categoria Jazz Latino.

A simbiose da voz e do violão de João Gilberto foi responsável por dar novo tom à música brasileira, com espaçamentos maiores e silêncios aprofundados, diferente do que era usual à época. É essa serenidade harmônica que, por meio de um olhar particular, o trio procura captar e passar ao público. Além do CD, a homenagem é estendida ao cinema, com o filme “Ensaio Sobre o Silêncio”, de Zeca Ferreira, que organiza as imagens captadas nas sessões de gravação do álbum.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA