As reclamações de moradores sobre impactos da ciclofaixa em ruas tombadas da City Lapa foram rebatidas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Segundo a Companhia, o trecho em implantação na City Lapa “não causa prejuízo ao desenho viário da região e respeita as dimensões das faixas de rolamento destinadas aos veículos, bem como o calçamento reservado aos pedestres. De acordo com o órgão, a elaboração dos novos projetos é realizada atendendo às características de cada local, levando em consideração fatores como presença de ciclistas, volume veicular, velocidade, composição da frota e se a via é itinerário de ônibus ou rota de caminhão, entre outras.
Sobre a reclamação da implantação de faixa em cima de buracos, com posterior reparo e investimento em nova pintura no asfalto, a CET alega que é um equívoco achar que o dinheiro público está sendo desperdiçado. O órgão informa ainda que a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA) trabalhou na recuperação do asfalto em trechos da ciclovia que apresentaram problemas. A medida tem por objetivo evitar imperfeições do asfalto, garantindo a segurança dos usuários. Após a conclusão do reparo asfáltico, o Departamento de Sinalização tomou as providências para implantação da sinalização horizontal no trecho reparado. Coordenação das Subprefeituras promove ações de requalificação, recuperação e manutenção asfáltica na cidade.
Já sobre as diferentes de largura das ciclofaixas, como da Mergenthaler e Barão da Passagem (entre a Carlos Weber e Passo da Pátria), a CET afirma que o projeto consiste na sinalização viária, com acertos geométricos. O objetivo é ligar a cicloviária Lapa/Ceagesp. As larguras das faixas dependem das características viárias, por isso não possuem uma única largura, conforme observa as determinações técnicas do CONTRAN e do Manual de Sinalização Urbana da CET. A intervenção não está finalizada e existem ajustes que ainda serão realizados.
Quanto ao pedido de paralisação da ciclovia e apresentação de projeto aos moradores, a CET afirma que dialoga com a comunidade e se dispõe a avaliar melhorias sempre que necessário. Sobre a paralisação da pintura de faixa na área tombada da City Lapa, a CET informa que as intervenções seguirão normalmente. Nos trechos com implantações de baixo impacto, que não demandam obras civis (como das ruas da Leopoldina e City Lapa – como Mergenthaler, Barão da Passagem, Belmonte e Aliados) são gastos cerca de R$ 180 mil por quilômetro construído. (MIC)