Prefeito quer transformar Sorocabana em hospital para idosos

0
3164

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Prefeito Fernando Haddad e o secretário de Saúde Alexandre Padilha na chegada ao Sorocabana

O prefeito Fernando Haddad visitou as instalações o Hospital Sorocabana na manhã de quinta-feira, 7, ao lado do secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha, e se disse surpreso com a publicação do novo decreto de permissão de uso do complexo hospitalar pelo governo do Estado (dono do imóvel). Na ocasião, Haddad anunciou a transformação do complexo do Sorocabana em um hospital especializado no idoso. “Recebemos a comunicação pelo Diário Oficial, agora vamos ter que conversar com o Estado e buscar financiamento para requalificar o hospital”, afirmou o prefeito.

Segundo o Diário Oficial do Estado de sábado (1), o decreto (61902) assinado pelo governador Geraldo Alckmin autoriza o Município, o uso, a título gratuito e pelo prazo de 20 (vinte) anos, do conjunto de edifícios do Hospital Sorocabana, na Lapa. “Já temos três equipamentos municipais nesse prédio: um hospital Dia da Rede Hora Certa, um centro de reabilitação e uma AMA, agora com a decisão final (no Diário Oficial), todo o equipamento (o complexo) está sendo destinado por 20 anos à Prefeitura, o que vai exigir recuperar o projeto original de quando oficiamos o governo do Estado, em 2013, portanto três anos atrás”.

O novo decreto do governo do Estado revoga o anterior (59.084), de 2013, que dava o mesmo prazo de permissão de uso ao município (20 anos), mas autorizava também o uso de parte do andar térreo, do 4º pavimento  e do 5º andar, para apoio as atividades para uso do Hospital das Clínicas por tempo indeterminado. Sem acordo entre os órgãos na época, o processo ficou sem definição.  O novo decreto elimina as alas destinadas ao HC e mantém a permissão de uso de todo complexo à Prefeitura.

A proposta para a nova utilização do antigo hospital, fechado desde 2010 (época que a Associação Beneficente Hospitais Sorocabana – ligada a antiga ferrovia Central Sorocabana tinha a cessão de uso do Estado), será discutida com a população, segundo o prefeito. O hospital foi fechado há seis anos por conta de uma crise financeira da administração da associação. O Estado retomou a posse do imóvel na Justiça. O governador Geraldo Alckmin e o então prefeito Gilberto Kassab (em 2012) assinaram um termo para municipalização do hospital. Em 2012, na gestão de Kassab, a Prefeitura abriu uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h e uma AMA Especialidades no térreo (antigo Pronto Socorro). Em 2014, já na administração de Fernando Haddad, foi inaugurado um Hospital Dia da Rede Hora Certa (no lugar da AMA-Especialidade) e em janeiro deste ano, um Centro Especializado em Reabilitação (CER II Lapa).

A estimativa é que sejam abertos mais de 150 leitos com o novo projeto. “Não temos nenhum hospital para idosos na Cidade de São Paulo e entendemos que submetendo a consulta popular e conselho participativo, essa ideia pode prosperar”, conclui Haddad. O secretário Padilha explicou que a ideia é que o equipamento realize atendimentos para a população em geral e possua alas especializadas para os idosos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA