Hora Certa e CER recebem visita de comitiva chilena

0
3578

Foto: Bruno Pedroni

Bruno Pedroni
Chilenos conheceram o Hora Certa Lapa e o CER em visita realizada na quarta-feira

À primeira vista o prédio do Hospital Sorocabana impressionou negativamente o grupo de prefeitos e diretores da área de Saúde do Chile, que visitaram na quarta-feira, 11, o Centro Especializado de Reabilitação (CER), o Hora Certa e o Ama Sorocabana. O grupo de 14 pessoas foi recebido pelo coordenador Regional Oeste da Secretaria Municipal, Alexandre Nemes Filho, e pelo gerente do Hospital Dia Marcello Paschoal e representantes da Associação Saúde da Família, organização parceira na administração das unidades de Lapa/Pinheiros. A comitiva conheceu a estrutura física e os dados de atendimento das três unidades que juntas realizam mais de 19 mil atendimentos por mês.

Uma das razões pelo interesse da entidade chilena nas unidades paulistanas de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) se deve pela ausência de um sistema público de saúde estruturado no país andino. “Em nossa região temos demandas muito próximas das que estas unidades de Saúde proporcionam à população. Acreditamos que não é necessário investimento em grandes hospitais, até porque demandam grandes investimentos, para suprir boa parte de nossas demandas cotidianas”, explica Hernán Guzmán, diretor de saúde de uma cidade chilena.

Jessica Mualin, diretora de saúde da comissão nacional chilena, disse estar aprendendo muito com o intercâmbio. “Temos uma associação que agrupa 320 prefeituras no Chile. Todos os anos essa associação executa diferentes ações, entre elas uma capacitação que prevê intercâmbio com outros países”, afirmou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA