Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda-feira

0
1781

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Postos de saúde iniciam imunização contra o vírus Influenza pelos idosos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe, o Influenza, começa nesta segunda-feira (17) nas unidades de saúde da rede pública. O Ministério da Saúde antecipou a campanha deste ano por causa do aumento de casos em 2016, antes do período esperado. A campanha segue a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses aos governos estaduais que distribuem para as prefeituras. A imunização será feita em etapas, ou seja, a cada semana um novo grupo será incluído na campanha.

A partir desta segunda-feira as doses ficam disponíveis para idosos (pessoas com 60 anos) e trabalhadores da saúde (pública e privada). No dia 24 de abril começa a vacinação de crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas e população indígena. No dia 2 de maio a vacinação se estende para pacientes com comorbidades e doenças crônicas. A partir do dia 8 de maio será iniciada a campanha para professores da rede pública e privada de ensino.

Dia D – A mobilização nacional da campanha, considerada o “Dia D” de vacinação, será em 13 de maio (sábado). “A vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Helena Sato. “A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, destaca a especialista.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1 (tipo disseminado pelo mundo na pandemia de 2009), as doses protegem contra os vírus do inverno de 2017, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

A campanha vai até o dia 26 nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA