Moradores discutem com CET retirada de ciclovia da City Lapa

0
3624

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Moradores e empresários da Rua Tomé de Souza se reúnem com João Felix da CET

Moradores da Rua Tomé de Souza se reuniram com o chefe do departamento da Gerência de Engenharia de Tráfego Noroeste 1 da CET, João Felix, para solicitar, mais uma vez, a remoção da ciclovia da área residencial tombada da City Lapa. O encontro foi o terceiro com autoridades da nova gestão Doria. O prefeito regional Carlos Fernandes participou das duas primeiras reuniões com o grupo. Fernandes foi responsável pela conexão entre os moradores e empresários da Tomé de Souza com os engenheiros e técnicos da CET. Na reunião anterior o operador de trânsito da companhia de tráfego, Reginaldo Alves Portella, conversou com os moradores e levou a reivindicação para Felix.

Eles reivindicam a retirada da faixa de ciclista que passa em frente ao trecho comercial e de casas da City. Entre os problemas causados pela ciclovia está a dificuldade de locomoção de moradores idosos que se utilizam de táxis ou ambulâncias para fazer tratamentos ou ir ao médico. “Não tem movimento de ciclista na faixa. E o trânsito vem travando na rua depois da implantação da ciclovia”, disse Antonio Cirone. “O que me preocupa é que a gente está deteriorando o bairro sem necessidade”, acrescentou o morador.

O grupo também solicitou a revisão da Zona Azul que avançou dentro da área residencial na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), após a implantação da ciclovia. Antes as vagas de estacionamento ficavam só no trecho com permissão de comércio, ente a Rua Nossa Senhora da Lapa e a primeira viela da Tomé de Souza. O grupo sugeriu a substituição da ciclovia pela ciclorrota, como era antes.

A implantação de ciclovia na cidade foi uma das bandeiras do prefeito petista Fernando Haddad. Nos trechos com implantações de baixo impacto (como das ruas Mergenthaler, Barão da Passagem, Belmonte e Aliados) foram gastos cerca de R$ 180 mil por quilômetro construído, segundo informações fornecidas na época pela CET. O pedido da retirada da faixa foi feito na gestão Haddad, sem sucesso.

Revisão de ciclovias – A boa notícia aos moradores é que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes deu início a um projeto de revitalização e revisão das ciclovias com o objetivo de garantir a convivência, com segurança, entre bicicletas e os demais veículos em São Paulo. A primeira região a receber alterações será a Vila Prudente, na zona leste, seguida pela Consolação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA