Prefeitura regional recebe audiência sobre licitação de transporte

0
2669

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Carlos Fernandes, prefeito regional da Lapa, com secretário Irineu Gnecco Filho

Sete prefeituras regionais receberam na segunda-feira (26) audiências públicas regionais da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), entre elas a da Lapa, sobre as diretrizes gerais da licitação de transporte público previstas nas leis 8987/95 e 8666/93. A apresentação do projeto foi realizada por Irineu Gnecco Filho, secretário adjunto da SMT, ao lado de Muce Kalil, assessor técnico da diretoria de planejamento e outros membros da secretaria. A licitação prevê a concessão por um prazo de vinte anos, com possibilidade de ser estendida para o dobro do prazo (40 anos).

Com o vencimento dos contratos e necessidade de melhorias, o secretário adjunto afirma ser importante ouvir as demandas da população antes da publicação do edital. O projeto prevê a revisão de linhas, redução da poluição e atualização das tecnologias dos veículos e do controle operacional. A minuta do edital será publicada em julho e ficará disponível por 45 dias para o envio de sugestões e críticas. Carlos Fernandes, prefeito regional da Lapa, falou da relevância do novo contrato que será estabelecido. “É importante para a Cidade, para termos os investimentos necessários, com eficiência, racionalização do transporte, atendimento à população com satisfação do usuário e redução de custos”, afirma.

A sociedade civil teve pouca participação, com apenas sete pessoas presentes. Entre os questionamentos da população estava a mudança de pontos de ônibus e a instalação em locais de impacto como praças, escolas e ruas estreitas, a frequência do transporte no período noturno e finais de semana, a intermodalidade, a manutenção do serviço Atende e se haveria redução do trabalho dos cobradores. Irineu Gnecco Filho afirmou que a administração não prevê a demissão dos funcionários, mas quer qualificar os cobradores para trabalhos administrativos ou para substituir motoristas que se aposentam. O secretário disse que as demandas serão levadas em consideração para a elaboração do edital e afirma que será avaliada a possibilidade da realização de novas audiências com a publicação da minuta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA