Na reunião do Conselho Participativo Municipal (CPM) da Lapa, que ocorreu de forma virtual na segunda-feira (6), os conselheiros discutiram as principais contribuições enviadas por moradores da região para serem incorporadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021.
A Lapa foi a terceira subprefeitura com mais participação, com 272 propostas enviadas. O destaque foram os pedidos de reabertura do Hospital Sorocabana que somaram cerca de 90 solicitações. Também foi pedida a ampliação de áreas verdes na Barra Funda, mais atividades em bibliotecas públicas, reforma da EMEF Dilermando Dias dos Santos, habitação de interesse social na Água Branca e Vila Leopoldina, investimentos em iluminação, solução para uma viela sanitária na Rua Rifaina, melhorias viárias para a Rua Torres da Barra, projetos de drenagem sustentável e manutenção de vielas.
As conselheiras Maria Ester Xavier Pereira do Valle e Maria Isméria Nogueira dos Santos relataram a necessidade de conseguir mais informações sobre a reforma que ocorre na UBS Jardim Vera Cruz. A obra é feita com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e desde que o conselho gestor da unidade soube que a UBS seria contemplada, as conselheiras afirmam que não conseguem informações claras sobre a extensão da obra, orçada em quase R$ 1,5 milhão. Considerando que não está sendo construído um novo edifício, e sim uma reforma do existente, com melhorias elétricas, hidráulicas, de revestimento, entre outras, representantes do CPM estiveram na unidade na quarta-feira (8) para fazer uma vistoria junto com conselheiros de saúde. O grupo quer que seja feita uma reunião técnica para saber exatamente onde o dinheiro está sendo aplicado e avaliar se o valor da obra é adequado.