Secretário pede que população não tenha preferência de imunizante

0
894

Foto: Reprodução

Reprodução
Equipe da UBS Parque da Lapa

Na quarta-feira (23) o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, divulgou uma nota pedindo para a população não ser seletiva em relação ao imunizante contra a Covid-19. “Mesmo com toda a informação disponível sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, há quem ainda queira escolher um imunizante específico. É preciso que a população entenda, de uma vez por todas, que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes, seguras e foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma o secretário.

A cidade já aplicou mais de 6 milhões de doses e, até o momento, não há registros de complicações pós-vacina em São Paulo. Em relação às reações, elas geralmente são leves e de curta duração, e podem ocorrer com qualquer vacina.

Segundo o secretário, a tentativa de selecionar determinado imunizante e rejeitar outro tem se agravado. “Definitivamente não é hora de escolher vacina. Não se escolhe algo que pode salvar sua vida e a de outras pessoas. Não se trata de uma vitrine de seleção de produtos. A melhor vacina é aquela que você recebe. Somente quando a maior parte dos brasileiros estiver imunizada, estaremos seguros”, diz.

Outra questão que preocupa Edson Aparecido é o fato de que uma parcela dos munícipes não retorna para tomar a segunda dose da vacina. Até o dia 16 de junho, mesmo com a força-tarefa para completar o esquema vacinal, faltavam 90 mil pessoas para receber a segunda dose. “Já ultrapassamos a trágica marca de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, mais de 32 mil delas apenas no município de São Paulo, apesar das efetivas ações da gestão municipal para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas. Estamos há quase um ano e meio vivendo este pesadelo e somente com o bom senso e a responsabilidade de toda a sociedade conseguiremos vencer esta batalha. Vacine-se, por você e por todos. O momento é de escolha pela saúde e pela vida”, finaliza o secretário na nota.

Para evitar filas e aglomerações, foi lançado o portal De Olho na Fila, onde é possível acompanhar em tempo real a quantidade de pessoas e qual o melhor momento para ir até os postos de vacinação. O portal está disponível no link ( https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA