Leopoldina é sede do Centro de Referência da Dor Crônica da Zona Oeste

0
459

Foto: Divulgação

Divulgação
Prefeito Ricardo Nunes inaugura CR da Dor na região

O sexto Centro de Referência da Dor Crônica entregue à cidade pela Prefeitura foi inaugurado, no final de dezembro, na Avenida Queiroz Filho, 313, anexo ao prédio da UBS Alto de Pinheiros. Iniciativa criada na gestão Ricardo Nunes, os CRs da Dor oferecem assistência integral ao paciente com quadros recorrentes de dor crônica.

Com capacidade para realizar 968 consultas por mês nas especialidades de acupuntura, clínica médica especializada em dor e fisiatria, o CR Dor Oeste visa melhorar a qualidade de vida e dar mais celeridade aos atendimentos de especialidades. Com investimento de R$ 851.924,70, entre reforma e equipamento, o centro conta com consultórios, sala de cinesioterapia, salas de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), boxes de acupuntura, banheiros adaptados, entre outros. A unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

No centro, os pacientes são avaliados por uma equipe de profissionais que realiza a abordagem inicial integrativa, indicando o plano terapêutico multidisciplinar mais adequado para cada caso clínico. Nesse modelo de abordagem, o usuário terá suas medicações ajustadas e exames solicitados, além de avaliações individualizadas às suas necessidades. A avaliação com a equipe multidisciplinar definirá tanto o tempo de permanência da pessoa no CR Dor, quanto a quantidade de sessões individuais e atividades coletivas que participará.

O CR Dor Oeste conta com 24 profissionais, entre acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisiatras, clínicos, assistentes sociais, farmacêuticos, profissionais de enfermagem e equipe administrativa.

“Nas seis unidades que temos localizadas em diversas regiões da cidade podemos dar atendimento diferenciado às pessoas, com equipamentos e profissionais especializados. Estou bastante feliz, porque saímos do zero para seis centros especializados, um em cada região da cidade”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração do equipamento.

No mesmo terreno onde hoje funcionam a UBS Alto de Pinheiros e o CR da Dor Oeste está em construção a futura UPA Lapa (que substituirá o Pronto Socorro da Lapa). Com investimentos de R$ 12.591.860,93, a nova UPA deve ser entregue ainda este ano e terá capacidade de atendimento de 10 mil pacientes por mês, em urgência e emergência, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia. Já a UBS Alto de Pinheiros realiza cerca de 1,8 mil consultas por mês com médicos clínicos, pediatras, ginecologista/obstetra, psiquiatra, generalista e de enfermagem, incluindo as domiciliares. A unidade conta ainda com serviço de mamografia e equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA