Ao visitar a Associação Amigos da Lapa de Baixo, quarta-feira, 6, o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, reconheceu que ainda existe muito a ser feito pela própria Prefeitura no sentido de garantir calçadas acessíveis.
Ao mesmo tempo em que alerta para a obrigação do munícipe de manter o passeio público em condições adequadas, conforme determina a lei, Belizário disse que não é simples o trabalho de manter acessível as calçadas de próprios municipais. “A nossa Secretaria dá orientação para todos os projetos que envolvem a adequação das calçadas referentes a equipamentos da Prefeitura, mas não executamos as obras”, conta Belizário.
Calçamento acessível significa passeios públicos livres de degraus, o que na visão de Belizário é possível, desde que exista um planejamento urbano. “Calçadas com degraus requerem obras de nivelamento. O ideal seria a Prefeitura elaborar um plano, mas o contribuinte continuaria tendo de arcar com o custo das obras”, conclui o secretário.