O governo estadual pretende entregar até 2010 importantes obras ferroviárias na região: a interligação das linhas A e B (Lapa) e a reforma da estação Leopoldina. Quem informa é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que na quarta-feira, 13, organizou um encontro, seguido de uma viagem monitorada na linha Osasco-Grajaú, reunindo empresários filiados à Distrital Oeste do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Oesp). “São obras previstas numa grande PPP (Parceria Público-Privada)”, explica o gerente de Operação da CPTM, José Carlos Ganzarolli. “Na linha 8, a reforma das estações, entre elas a da Leopoldina, virá acompanhada de outros benefícios: o intervalo entre trens no horário de pico cai de 9 para 5 minutos e a oferta de lugares/hora/sentido passará de 20 mil para 34 mil”, acrescenta Ganzarolli.
Ao monitorar a visita do empresariado à linha 9 (Osasco-Grajaú), o gerente de operações explicou que nesse trajeto a CPTM colocou, dias atrás, três novas composições com seis carros nos horários de pico. Para formar as composições longas, a CPTM uniu seis trens da série 2.100, conhecidos como “Trem Espanhol”, de três carros cada. Com essa ação, a empresa aumenta a oferta de lugares em 12% no pico da manhã. Ou seja, cerca de 1.750 lugares por hora/ sentido. A linha 9 cruza a região da Vila Leopoldina, com parada na estação Ceasa.