O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino se reuniu com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolino (CPTM), Mário Bandeira, para discutir os projetos de modernização das estações da Zona Oeste, entre elas a da Água Branca, Lapa e Leopoldina. “O projeto da Estação Vila Leopoldina está mais adiantado”, disse Bandeira. Ele acredita em um processo de licitação rápido. Segundo o presidente da CPTM, a previsão de início das obras é setembro.
Bandeira também explicou que o projeto de modernização e unificação das duas estações da Lapa e da Água Branca é muito grande e complexo. “A contratação do projeto foi (assinada) em 2 de abril”, declarou o presidente. “O prazo para conclusão desse projeto é de cerca de 18”, reafirmou Bandeira, a informação divulgada em matéria do Jornal da Gente (616 – de 7 a 13 de Junho).
O presidente da CPTM explicou que a partir da conclusão do projeto começa o processo de licitação e depois de contratação da obra. Bandeira renovou o pedido de apoio ao deputado para intervir junto ao governo federal para liberação da area da União, entre os trilhos da CPTM, necessária para execução da obra de modernização da ferrovia. A area pertence a SPU (Superintendência de Patrimônio da União – remanescente da antiga ferrovia federal) e será necessária para a junção dos trilhos e liberação do viário (que dará espaço para Avenida Auro de Moura Andrade – prolongamento atrás da Casa das Caldeiras). “Já estive três vezes em Brasília e voltei sem assinatura”, explicou Bandeira. Para Marcolino, os projetos estão em ritmo lento. “Estão prevendo para setembro a Imperatriz, que será com recursos federais a fundo perdido. Esses recursos que vem para obra é do PAC de Mobilidade”, disse Marcolino.