A Estação Santa Marina da linha 6 – Laranja do Metrô aguarda conclusão de desapropriação dos últimos imóveis para construção, segundo informação da Concessionária Move São Paulo responsável pela construção, sistemas, material rodante e operação da primeira linha por Parceria Público-Privada (PPP) integral de transporte do governo do Estado de São Paulo. A Santa Marina será a primeira estação a ser construída dentro da área da Subprefeitura Lapa, do outro lado do Rio Tietê, na vizinha Subprefeitura Freguesia do Ó será a estação batizada com o nome do bairro.
As obras de escavação do primeiro poço de ventilação (VSE Tietê) da Linha 6-Laranja, que ligará a região da Brasilândia a Estação São Joaquim, foi feita pelo governador Geraldo Alckmin em 13 de abril de 2015. O prazo de concessão é de 25 anos – sendo seis anos de construção e 19 anos de operação.
A linha Laranja terá 15 estações, cinco delas na região da Subprefeitura Lapa. Além da Santa Marina (na Avenida Santa Marina com Ermano Machetti), a obra inclui a Estação Água Branca (que será modernizada) e as novas estações Sesc Pompeia (na esquina da Avenida Pompeia com a Rua Venâncio Aires), Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida.
O canteiro da Estação Santa Marina começou a ser instalado, mesmo com alguns imóveis (lindeiros) aguardando a desapropriação pela Justiça.
Uma central de concretagem foi instalada na unidade de apoio Guaicurus, localizada na área da Rua Guaicurus com Menfis. Todo concreto produzido na unidade será utilizado na construção da Linha 6 a partir da entrada pelo VSE Tietê (que fica próximo a Marginal no lado da Freguesia do Ó). As obras das estações da região da Subprefeitura Lapa estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.
A concessionária avisa que existe a previsão para o fechamento de pequenos trechos das ruas Venâncio Aires e João Ramalho para a construção das estações Sesc Pompeia e PUC-Cardoso de Almeida, mas as interdições só ocorrerão dias antes do início dos trabalhos de preparação das áreas para a execução das obras. A população do entorno será previamente informada sobre as futuras interdições.
A Move São Paulo afirma que as obras estão dentro do cronograma previsto para ser entregue (toda linha) em 2020. “Orçado em R$ 9,9 bilhões, a expectativa do investimento é prover aos moradores da área da Lapa maior conforto nos deslocamentos e o mínimo impacto possível no decorrer da execução das obras”, afirma o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.