A Lapa será o primeiro bairro de São Paulo a receber o projeto experimental da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no qual semáforos vão priorizar a saída dos ônibus. A faixa à direita será ampliada até o cruzamento com a Rua Tibério, que ganhará a nova sinalização. Neste trecho do corredor da Clélia, há seis anos, os ônibus que circulam na faixa à direita precisam, em apenas 200 metros, atravessar a via para chegar à faixa exclusiva à esquerda. “Aqui parece às vezes competição de racha com os veículos o que, volta e meia, gera acidentes”, explica o motorista de ônibus Antônio Augusto Machado, que circula na faixa exclusiva. Sem data exata para entrar em funcionamento, o novo projeto prevê, inicialmente, a inserção de dez segundos de tempo semafórico para os coletivos, antes da saída dos demais veículos. Segundo a CET, esta sinalização tem se mostrado eficaz para aumentar a segurança viária, a organização do tráfego em geral e a fluidez do transporte coletivo e do trânsito. A expectativa é que quando o tempo semafórico do transporte coletivo for priorizado, os ônibus conseguirão fazer a transposição já na área do cruzamento, evitando o conflito com os demais veículos.
Mais recentes
Mais acessados
Opinião
- Publicidade -