Indisposição comunitária

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A indisposição da comunidade com relação às questões do governo é clara. Um dos exemplos é a iniciativa dos moradores da região da Avenida Imperatriz Leopoldina de saírem à rua para conferir a quantidade de ônibus que circula na via, por hora, no horário de pico. É que eles se sentem prejudicados com a instalação de uma faixa exclusiva de ônibus pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans (São Paulo Transportes), responsável pela gestão do transporte público municipal. Por causa da faixa, a CET eliminou o estacionamento dos dois lados da via durante os horários de pico (de manhã e final do dia) para dar passagem e aumentar a velocidade dos ônibus. Outro problema apontado é o tráfego de carros que é desviado para dentro do bairro e o risco de atropelamento com o aumento de velocidade do transporte coletivo.

Uma semana antes do início da operação, técnicos da companhia apresentaram o projeto na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Mas mesmo com as reclamações de moradores e comerciantes, a faixa começou a funcionar na segunda-feira, 23. Segundo a CET, a medida se justifica pela quantidade de ônibus que servem a Imperatriz: no trecho da faixa sentido centro circulam 15 linhas de ônibus, com média de 73 ônibus/hora, por dia útil, e no sentido bairro também circulam15 linhas de ônibus, com média de 61 ônibus/hora, somando os dois sentidos, são transportados 220 mil passageiros em média por dia útil. A discórdia quanto aos dados levou a moradora Alexandra Swerts e Sandro Mérida Domingues a monitorarem, por uma hora, a quantidade de ônibus que passavam na altura da à Rua Pedro Meliton e Carlos Gilardino e Silvio a contabilizarem o transporte na altura da Rua Terãa, na manhã de quinta-feira.  “Na verdade passa pela Imperatriz uma média de 41 ônibus sentido Queirós Filho e 35 sentido Guaipá”, afirma Alexandra. Para ela, a faixa não tem sentido e só prejudica moradores e comerciantes. Agora eles vão encaminhar os dados para a CET e SPTrans, na tentativa de reverter a medida.

Outro exemplo de insatisfação é a luta de moradores da região da Vila Jaguara contra a Estação de Transbordo (que recebe o lixo coletado) prevista para o bairro. No Café com a Comunidade de terça-feira, que contou com a participação do presidente da Amlurb, Silvano Silvério, lideranças da região quiseram saber se o transbordo já está sacramentado para o bairro. Eles reclamaram da desvalorização dos imóveis em mais de 50%, mesmo antes da instalação do equipamento. Eles temem os impactos previstos no trânsito de caminhões e no meio ambiente. Silvério explicou que o transbordo tem uma tecnologia que não deixa escapar cheiro e barulho, mas diante da resistência das lideranças sugeriu a formação de uma comissão para debater uma solução. Isso mostra a importância de encontros como o Café com a Comunidade e o à Mesa com Empresários (que traz na segunda-feira o vereador Natalini e Eduardo Jorge do PV), que abrem oportunidades de debates e decisões políticas que atenda a uma maior parcela da sociedade. 

ADJ Diabetes Brasil abre|farmácia para comunidade

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Presidente Carlos José Augusto da Costa

A ADJ Diabetes Brasil transformou seu bazar em farmácia com medicamentos, alimentos e equipamentos voltados para atender associados e a comunidade do entorno de sua sede na Rua Padre Antonio Tomás, 213, ao lado da Sociedade Esportiva Palmeiras, entre a Avenida Francisco Matarazzo e Antártica. 

O presidente Carlos José Augusto da Costa explica que antes o bazar atendia só os associados. “Com o tempo, sentimos a necessidade de ampliar o serviço para a comunidade do entorno que também pode se beneficiar dos produtos para diabéticos. Como temos profissionais da área de saúde como farmacêutica, enfermeira, nutricionista, psicólogo, podólogo e também médico para orientar como bem conviver com o diabetes, resolvemos abrir a farmácia ao público”, esclarece Carlos José. 

Para comprar medicamentos é preciso apresentar a prescrição médica. “Já temos um preço melhor que o mercado, mas se for associado terá um desconto na compra (de 5 a 10% dependendo do produto)”. 

Para se associar é preciso pagar uma taxa de R$ 160 por ano. “Além dos descontos em farmácia, o associado participa do Clube de Benefícios onde temos médicos, e demais profissionais na área de saúde, que tem um acordo com a ADJ para que os associados gozem da tabela da ABM, pagando menos pela consulta”.

Para desenvolver as atividades, a associação conta com o suporte de um conselho consultivo médico encarregado de orientar a elaboração do material didático, opinar sobre a participação em pesquisas e a utilização de produtos para o consumo das pessoas com diabetes. A mensalidade dos associados mantém a estrutura. Entre a programação estão palestras para esclarecer dúvidas de jovens, pais e profissionais de saúde dobre o diabetes. A entidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e sábado das 9h 13h. Outras informações pelo telefone 3675-3266. 

Natalini e Eduardo Jorge participam do À Mesa

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O vereador Gilberto Natalini e o ex-secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho são os convidados do próximo encontro “À Mesa com Empresários” da série “Eleições”, que será dia 30. O À Mesa com Empesários” é realizado pela Página Editora e Jornal da Gente com  apoio do Buffet Morenos e Espaço Armazém, para lideranças comunitárias e empresários convidados com o objetivo de discutir as questões políticas com foco regional. Os dois convidados tiveram seus nomes oficializados no último domingo na Convenção do Partido Verde para concorrer às eleições de outubro. Natalini foi homologado para concorrer à sucessão de Geraldo Alckmin e Eduardo Jorge a presidência da República.

Ciclovia da Gastão já tem trechos pavimentados

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Máquina e trabalhadores na construção da ciclovia da Gastão Vidigal

Os pedestres aproveitam as partes pavimentadas da ciclovia para caminhadas, mesmo antes da conclusão da obra no canteiro central da Avenida Gastão Vidigal, em frente a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).  Serão investidos R$ 54 milhões nos 17 quilômetros de extensão da ciclovia que vai ligar a região da Ceagesp ao Parque Ibirapuera, na zona sul. A obra é custeada com o valor arrecadado pela Prefeitura com a emissão de Certificados de Potencial Construtivo (Cepacs) para a iniciativa privada, da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. A construção da ciclovia estava prevista na licença ambiental de 1994, como uma das condições para a ampliação da Faria Lima. Em 2012 foram entregues pela administração municipal dois quilômetros do previsto no projeto, entre a Avenida Rebouças e a Rua dos Pinheiros.  

Trechos – O projeto abrange seis trechos específicos, que inclui além da Gastão Vidigal, a adaptação do passeio existente no canteiro central das avenidas Professor Fonseca Rodrigues e Pedroso de Moraes, as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Hélio Pellegrino e ainda a adequação da ciclovia já existente no trecho do Largo da Batata.

Em toda extensão será executada a infraestrutura de iluminação, urbanização, paisagismo, acessibilidade e semafórica; como também rotas de interligação com espaços de lazer (como o parque Villa-Lobos e Ibirapuera) e transporte.

A ciclovia terá trechos até as estações Cidade Universitária, Pinheiros, Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim, todas da Linha 9-Esmeralda da CPTM e beneficiará os ciclistas no deslocamento aos centros comerciais e parques como o Villa-Lobos e Ibirapuera. A previsão de entrega total das intervenções é outubro de 2015. (MIC)

Moradores querem dar colorido à travessa da Pompeia

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Grupo discutiu com a subprefeita Brunna o projeto para requalificação da travessa

Se depender de um grupo de moradores, a Travessa Roque Adóglio vai ganhar novo visual. O mobilizador do movimento “Pompeia que se Quer” e co-fundador do Instituto Cidade Democrática, Rodrigo Bandeira De Luna, Thaís Bueno e o morador da região o arquiteto Ulrich Zens se reuniram com a chefe de gabinete e subprefeita interina da Lapa , Brunna Perina, para discutir o projeto para requalificação da travessa. 

Segundo De Luna, a ideia do projeto é do designer gráfico André Rodrigues, e faz parte do Mapa dos Sonhos da Pompeia, resultado do concurso “Qual o seu sonho para a Vila Pompeia?” que mobilizou 565 pessoas e foi concluído em setembro de 2013 após receber 117 propostas da comunidade, durante quase um ano. As dez propostas mais relevantes e com mais intervenção da comunidade estão no mapa, entre elas a de André que faz parte do item “Travessas coloridas”. “A proposta tem o objetivo de incrementar a travessa que dá fundo para as casas. Existe uma emenda de R$ 100 mil do vereador Ricardo Young para melhoria do local. Com esses recursos poderíamos requalificação o piso com criação de canteiros laterais e árvores para a água permear o solo”, revela De Luna.

A subprefeita Brunna disse que aguarda a apresentação do projeto para encaminhar a secretaria para liberação da emenda. “Eles vão ouvir os moradores e apresentar a propostas e depois voltam a falar com a gente. Precisamos do projeto para encaminhamento para avaliação e liberação da emenda”, explicou Brunna. “Temos uma reunião marcada para quarta-feira (25), às 17h, com os moradores para uma conversa sobre o projeto, na entrada da Ciridião Buarque, depois o arquiteto Ulrich vai colocar a ideia em formato de projeto, para encaminhar a subprefeita”, afirmou De Luna

Café terá participação do presidente da Amlurb

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Silvano Silvério da Costa, da Amlurb

O Café com a Comunidade traz na terça-feira (24) o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlub), Silvano Silvério da Costa e a gestora do Instituto 5 Elementos Educação para sutentabilidade, Mônica Borba, para falar sobre a questão da produção de resíduos (lixo) na area da Subprefeitura Lapa.

Engenheiro civil e mestre em recursos hídricos e ambiente urbano, Silvano Silvério da Costa, é um dos especialistas mais procurados quando o assunto é a Política de Resíduos Sólidos. O especialista vai falar sobre os serviços oferecidos pelo órgão para coleta e destinação do lixo domiciliar e reciclável (resíduos), além dos desafios do setor como a instalação de estação de transbordo da Vila Jaguara.

Realizado na ACM-Lapa, o Café com a Comunidade é um evento promovido pela Página Editora, Jornal da Gente com apoio do Portal Tudoeste, ACM-Lapa e Yano Gastronomia, para convidados (lideranças comunitárias e empresários da região).

O Projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa será apresentado por Mônica Borba. “Espero passar maior conhecimento e conscientizar as pessoas sobre o consumo e descarte responsável de resíduos”, comenta a gestora do 5 Elementos.

Problemas à vista: faixa de ônibus na Leopoldina

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Faixa exclusiva acaba com o estacionamento dos dois lados da Avenida Imperatriz Leopoldina nos horár

Moradores e comerciantes da região da Avenida Imperatriz Leopoldina participaram da reunião com o gestor de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Samuel Alves de Oliveira, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na noite de segunda-feira (16). O especialista apresentou o projeto de implantação da faixa exclusiva na Imperatriz Leopoldina para próxima segunda-feira, 23.

Representantes da comunidade acreditavam no diálogo com a CET antes da implantação do projeto. “Nos foi apresentado um projeto já definido e pronto para ser implantado na segunda-feira, 23”, reclamou o diretor do Consabs e morador da Leopoldina, Reinaldo Holdschip. “No Programa de Metas, na meta 96 que é implantar 150 km de faixas exclusivas e a 97 de corredores, não consta a Leopoldina, nem tem a Avenida Imperatriz Leopoldina”, afirmou a conselheira participativa da Lapa, Alexandra Swerts.  

Com a faixa exclusiva será proibido o estacionamento dos dois lados da via, de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 17h às 20h, para passagem dos transporte coletivo. Os empresários reclamaram que o movimento anda meio parado e sem estacionamento o problema será agravado. O assessor do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, Adaucto Durigan, prometeu e encaminhou um ofício de Holdschip, na quarta-feira,  ao secretario de Transportes Jilmar Tatto, na tentativa de adiar a implantação do projeto para discussão com a comunidade, mas sem sucesso. “Ficou claro que alguns dados levantados pela CET não condizem com a realidade vivenciada diariamente pelos moradores e usuários do sistema de transporte da região, principalmente pela informação que trafegam pela Avenida Imperatriz Leopoldina nos horários de pico uma média de 50 ônibus/hora, o que foi questionado por unanimidade dos presentes”, relata o diretor do Consabs no ofício. 

Faixa exclusiva começa a valer segunda-feira

A CET confirma a implantação da faixa exclusiva na segunda-feira, como parte da Operação Dá Licença para o Ônibus. No sentido Centro os coletivos terão prioridade no trecho entre as Ruas Carneiro da Silva e Blumenau e no sentido Bairro a exclusividade à direita para os ônibus valerá no trecho entre as ruas Teerã e Carneiro da Silva. A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. 

Lixo em debate

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Não há como deixar de produzir lixo, mas ninguém quer ficar com ele por perto devido ao odor e insetos. Então é preciso buscar alternativas para reduzir a quantidade produzida. Entre elas está transformar boa parte do lixo nosso de cada dia em resíduos reaproveitáveis. Mas a questão é como fazer isso? A resposta para essa questão será revelada pelo presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Silvano Silvério da Costa, e a gestora do Instituto 5 Elementos, Mônica Borba, que participam do Café com a Comunidade que a Página Editora (que publica o Jornal da Gente) realiza na manhã de terça-feira (24).  

Será uma rara oportunidade de debater com os especialistas os desafios da destinação correta dos vários tipos de resíduos que tanto incomodam a comunidade, dos descartes irregulares de móveis, pneus e animais mortos em pontos viciados do bairro, a importância do uso dos ecopontos, reciclagem de materiais e a diferença entre lixão e transbordo. Só para exemplificar a gravidade da questão dos resíduos, basta recordarmos a greve de oito dias dos garis do Rio de Janeiro que deixou a cidade um caos, no início de março. Após o fim da paralisação cerca de 18 mil toneladas de lixo foram retiradas das ruas. Mais perto está à vizinha Vila Madalena, que após o jogo do Brasil contra o México, teve as ruas repletas de lixo deixado pela multidão, na madrugada de quarta-feira (18).Esses episódios mostram a dificuldade de conscientizar a população da sua responsabilidade sobre o lixo que produz. Para contribuir com essa missão, o Jornal da Gente apóia o programa Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa elaborado pelo 5 Elementos. O diagnóstico feito pelo instituto sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos revela que cada um dos 305.526 habitantes da Sub Lapa produz 1,56 quilos de lixo por dia, resultando em 476.620 quilos de lixo/dia só na região. Isso significa que estamos 56% acima da média nacional de produção de lixo por habitante que é 1quilo/dia. Conclusão: produzimos muito lixo e precisamos reduzir esse número.

Algumas iniciativas públicas são lançadas como o projeto Composta São Paulo, que vai selecionar dois mil domicílios para receber uma composteira doméstica e participar de oficinas de compostagem e plantio, que vão ajudar a reciclar parte dos resíduos domésticos, diminuindo o descarte nos aterros. Outra ação pública foi a inauguração da Central de Triagem Mecanizada pela Prefeitura,no início do mês, que processa 250 toneladas/dia de materiais recicláveis. Vários são os serviços, debates e iniciativas para manter a cidade mais limpa e sustentável, falta apenas a mudança do mau hábito de de algumas pessoas. Sabemos que isso não acontece de um dia para o outro, mas é preciso começar agora.

Empresário e deputado fazem palestra na ACSP-Oeste

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João Bico e deputado Federal Walter Ihoshi em palestra na ACSP Distrital Oeste

O empresário e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico, e o deputado federal Walter Ihoshi, realizaram palestras na Distrital Oeste em parceria com a Noroeste, da Associação Comercial de São Paulo, na quarta-feira, 11.

Embaixador mundial do Marco da Paz, o empresário João Bico falou sobre o tema “Negócios da China”. “Meu primeiro negócio com a China aconteceu há muito tempo. Um chinês descobriu nossa empresa e recebi uma mala direta de lâmpadas e pedimos amostras. Era uma lâmpada voltada para fotografia. O preço era menor de 50% do valor do Brasil. Fizemos os testes e resolvemos investir. Recebemos mil lâmpadas”.

Depois de ganhar com o primeiro negócio, Bico disse que teve prejuízo no segundo pedido e ficou um tempo sem fazer negócios com China. Mas acabou retornando ao país, conquistou a confiança dos chineses e hoje tem participação em uma indústria de lâmpadas da China. 

O dono da Tecnolamp aprendeu muita coisa com a China. “Lá o governo investe em bons projetos e em pesquisa. Um dia vamos implementar no Brasil um pouco das coisas que aprendi por lá, uma delas é investir em pesquisa”, concluiu Bico.  

Já o deputado Ihoshi falou sobre “A luta pelo empreendedorismo no Legislativo” e explicou o funcionamento da Câmara dos Deputados. Ele destacou a importância da aprovação de projetos como o Supersimples e o do Micro Empreendedor Individual, que formaliza pequenos negócios.

Monitores orientam moradores sobre novo PEV

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Monitores que estão no PEV do Pelezão

Os monitores ficam até este sábado no PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do estacionamento do Clube Escola Pelezão, para orientar os usuários sobre o novo sistema. O serviço foi implantado pela concessionária Inova para atender aos moradores que estavam acostumados a entregar os recicláveis no antigo serviço (com container com divisão por tipo de material e monitor fixo), que foi retirado pela BR+10 no dia 31. Ao todo, sete caixas foram instaladas no local.

O supervisor de Serviços Mecanizados da Inova, Claudio Silvério de Farias, explica que os funcionários foram designados para ficar no local durante uma semana. “Eles estão orientando os usuários porque nesse sistema não precisa separar os materiais por tipo de material, basta depositar tudo no PEV. Eles também avisam que não teremos monitores fixos”, esclarece o supervisor. Os próprios moradores que terão que depositar seus materiais nos recipientes. Segundo Silvério, uma das dificuldades apontadas era o orifício considerado pequeno pelos usuários,  para depósito dos materiais. “No início da semana colocamos duas caixas com boca maior para teste”, avisa o supervisor de serviços da Inova. 

Mesmo assim, quando os monitores deixam o local, muitas pessoas abandonam os recicláveis do lado de fora das caixas, dando ao local um aspecto de lixão. O novo sistema recebe alumínio, materiais ferrosos, papel e papelão e vidro. Os PEVs da Inova não recebem resíduos úmidos como óleo usado e também lâmpadas florescentes, pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante), entre outros. O alerta da conselheira participativa da Lapa, Alexandra Swerts, é para que as pessoas coloquem nas caixas. “Se deixarem o material do lado de fora, os carroceiros fazem a triagem e deixam tudo bagunçado”.

A concessionária faz a coleta dos PEVs às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 156 ou do Alô Limpeza 3397-1723/24.