80 escolas municipais podem se inscrever

0
1023

Foto:

Italo Del Monte: elogio à iniciativa

A expectativa de Italo Del Monte, coordenador de Educação da Subprefeitura da Lapa e ex-coordenador do Núcleo de Ação Educativa da região (NAE-4) é que 80 escolas municipais dos bairros de Lapa, Perus e Pirituba participem do 7º Concurso de Poesias e de Desenhos. Como no ano passado, a premiação está dividida em três categorias para poesia (3ª a 5ª séries, 6ª a 8ª séries e Ensino Médio) e uma na categoria para desenho (Ensino Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental).
Das 80 instituições de ensino municipal na região, 50 ficam na Lapa, com seis Escolas de Ensino Fundamental (EMEF). Para Del Monte, o concurso é importante porque proporciona uma visão do mundo na fase de letramento da criança, ou seja, o aluno consegue aprender o significado das leituras possíveis de sua realidade. Nesta fase, diz, o menino e a menina estão entendendo novas linguagens – artes plásticas, oralidade e tátil, por exemplo – até chegar à escrita propriamente dita, conseguindo compreender a complexidade do mundo ao seu redor.
“O concurso de poesias e de desenhos é um ótimo estímulo para auxiliar no nosso trabalho de aprendizagem nas salas de leitura, onde os alunos aprendem a gostar dos livros, a criar um texto e também a desenvolver um conteúdo. Tudo isso nós já trabalhamos e o concurso veio para reforçar o aproveitamento escolar”, disse o coordenador. Del Monte afirmou que o Grupo de Acompanhamento da Ação Educativa (GAAE), composto por representantes da equipe pedagógica, ligada à Coordenadoria de Educação da Subprefeitura da Lapa, tem como objetivo fomentar o trabalho educacional para que haja maior participação e interesse do aluno pelo conhecimento.

Trabalho em equipe

“Nosso professor não trabalha sozinho. Existe sempre uma equipe pedagógica em cada escola, que orienta o corpo docente no desenvolvimento de talentos entre o alunado”, explica. “A partir do momento em que trabalhamos o conteúdo, também conseguimos relacionar as diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo a interdisciplinaridade”, observa. Para ele, o concurso torna-se um meio de incentivo, como um instrumento pedagógico. Assim como nas escolas estaduais da Diretoria Centro-Oeste, as instituições de ensino municipais da região também trabalharão o conteúdo dentro das salas de aula.
O coordenador de Educação da Subprefeitura da Lapa também elogiou a iniciativa do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano não tanto pela disputa, mas pelo estímulo à reflexão dos alunos sobre o tema “Fraternidade e Pessoas Idosas: Vida, Dignidade e Esperança”, o mesmo lema da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Todas as poesias devem ser entregues ao 4º BPM/M, que fica na Rua Tomé de Souza, 1420, City Lapa, entre os dias 3 e 9 de julho. Os desenhos serão expostos no Sesc Pompéia, de 25 de julho a 2 de agosto. Os freqüentadores escolherão os 15 melhores, que serão apresentados à comissão julgadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA