Curso orienta para inclusão de surdos

0
1031

Foto:

Viviane Mendes da Silva é deficiente auditiva e trabalha na biblioteca do Instituto Teológico Pio XI

A Pastoral dos Surdos da Paróquia São João Bosco oferece, gratuitamente, um curso básico que ensina a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da pastoral é capacitar educadores, profissionais de empresas e jovens para comunicação e inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
Segundo a professora especializada na linguagem e coordenadora da Pastoral, Rosangela de Lima Yarshell, o curso começou em 2001, a pedido do padre Mauro Bombo, para capacitar os educadores da Obra Social da paróquia que orientam os adolescentes, de baixa renda, nos cursos do Centro Profissionalizante da paróquia.
A preocupação do pároco era justamente de incluir os portadores de surdez no mercado de trabalho. “O objetivo era atender os jovens portadores dessa deficiência nos cursos profissionalizantes. No início, os surdos eram meus ajudantes no curso de Libras, hoje eles são instrutores”, revela Rosangela.
A habilidade dos educadores dos cursos profissionalizantes da paróquia prepara os jovens portadores da limitação auditiva para o mercado de trabalho. Viviane Mendes da Silva, 20, é ex-aluna do Centro Profissionalizante da Dom Bosco. Ela conquistou seu primeiro emprego há um ano como auxiliar da biblioteca do Instituto Teológico Pio XI. Uma oportunidade que foi possível graças à facilidade de comunicação dos educadores.

Crescimento

Nos últimos anos, a procura pelo curso de Libras da Dom Bosco atrai cada vez mais profissionais de empresas. “Com a lei de cotas, muitas empresas, como bancos e profissionais de RH, procuram o curso, pela necessidade de atender esse público ou para se comunicar durante a entrevista e contratação do deficiente auditivo”, esclarece a coordenadora da Pastoral.
Os jovens também participam do aprendizado. “Eles fazem o curso apenas para interagir com colegas surdos”, conta Rosangela, que é professora da sala de inclusão Escola Estadual Alfredo Paulino e está habituada a lidar com a deficiência.

Curso

O curso de Libras oferecido pela paróquia é básico, gratuito, e tem duração de 40 horas. . O ensino segue as orientações do Ministério da Educação e garante uma preparação para interação com os deficientes. As aulas para ouvintes são ministradas por surdos.
Já o Centro Profissionalizante oferece cursos para jovens de baixa renda, deficientes ou não, para inclusão social. A Paróquia São João Bosco fica na Rua Pio XI, 1.380, esquina com a Cerro Corá. Mais informações pelo telefone 3022 – 5437.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA