Exército comemora Dia da Intendência

0
2354

Durante a comemoração do Dia da Intendência, o 21º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro homenageou militares e civis que contribuíram com a organização. O evento teve a entrega de medalhas e diplomas além de desfile motorizado e exposições de armamentos e carros de combate, na última quarta-feira, 12, na sede do Depósito, na Vila Anastácio.
A data serviu para lembrar a importância dos homens que prestam esse serviço e a atuação do Patrono do Serviço de Intendência do Exército, Marechal Carlos Machado Bitencourt, que nasceu a 12 de abril de 1840, em Porto Alegre.
Bitencourt iniciou sua carreira aos 17 anos e ocupou todos os postos do oficialato. Mas se destacou na História do Exército Brasileiro como ministro da Guerra, no governo do presidente Prudente de Morais, em 1897. Na época, ele interveio na Campanha de Canudos e identificou a deficiência do fluxo de suprimentos, passando a cuidar do apoio logístico, organizando as operações de transporte e tomando medidas que tornaram contínuo o reabastecimento das tropas. Após o conflito, o ministro voltou ao Rio de Janeiro, capital da República à época, e em 5 de novembro de 1897, e salvou o presidente Prudente de Morais de um atentado com arma branca. Essa demonstração de coragem lhe custou a vida. Por seus serviços à organização militar, Bitencourt foi escolhido como patrono do Serviço de Intendência, em 13 de março de 1962, e todos os anos a data é comemorada em sua homenagem.

Personalidades

Entre as personalidades homenageadas durante o evento, o diretor de marketing do Jornal da Gente, Ubirajara de Oliveira, recebeu o Diploma de Amigo do 21º Depósito de Suprimento, que é dado as personalidades que contribuem com a organização Militar.
Além de Oliveira, outros militares e civis também receberam medalhas e diplomas como Teodoro Martinho Moreno, do Buffet Moreno, e Tamar Barbosa dos Santos, da Camp Oeste.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA