Terminal será inaugurado neste sábado

0
463

Foto:

Vista do novo Terminal de Ônibus da Lapa

A Secretaria Municipal de Transportes e a São Paulo Transportes (SPTrans) inauguram neste sábado, a partir das 10h, o corredor Pirituba/Lapa/Centro, denominado Passa-Rápido. Também serão entregues à população os terminais de ônibus para a transferência de passageiros na Lapa, Pirituba e Amaral Gurgel (ao lado da Estação Santa Cecília do Metrô). A cerimônia de inauguração contará com a presença da prefeita Marta Suplicy, que fará o trajeto dentro de um ônibus. Haverá barracas e muitas diversões promovidas pelo Espaço Cultural Tendal da Lapa até as 17h deste sábado dentro do terminal.
A Lapa foi considerada pela SPTrans o principal centro de interesse da Região Noroeste da cidade e terá o maior terminal entre os três que estão sendo inaugurados. Todos os dias, aproximadamente 175 mil passageiros utilizarão o terminal de ônibus do bairro. O trecho entre São João e Lapa mede 7,6 quilômetros e da Lapa para Pirituba possui 7,4 quilômetros de extensão.
A área do terreno do novo terminal da Lapa é de 11.700 metros quadrados, dos quais seis mil de área coberta, que abrigarão 13 linhas de ônibus – com capacidade para chegar até 22. A demanda é de 9.500 passageiros por hora/pico somente dentro do terminal, com entrada pela Praça Miguel Dell’Erba. Uma das vantagens da obra, segundo a SPTrans, é que está prevista uma integração física com a Estação de Trem da Lapa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O terminal também possuirá sanitários, com acesso para deficientes físicos, quatro plataformas com painel de mensagem variável em cada ponto de parada. Lanchonete, bicicletário, telões, sistema de sonorização e circuito fechado de televisão também estão sendo implantados.
O corredor não separará fisicamente ônibus de automóveis e a fiscalização será feita por câmaras de TV. Os pontos de ônibus ficarão no canteiro central. Tratamento diferenciado para pedestres e projeto especial de paisagismo e iluminação, inclusive embaixo do Minhocão, estão sendo implementados. Os veículos que trafegam pelo corredor central das Avenidas General Edgard Faccó, Francisco Matarazzo, General Olímpio da Silveira e São João terão portas à esquerda e à direita.
Neste sábado, será implantada a primeira etapa do Passa-Rápido Pirituba/Lapa/Centro. A partir de segunda-feira, os usuários contarão com linhas locais (alimentadoras) e estruturais (troncais), começando a utilizar a nova rede de transporte em São Paulo. As linhas com ponto de origem nas regiões de Pirituba e Jaraguá proporcionarão aos passageiros integração com outros pólos de interesse (Lapa, Barra Funda, Praça Ramos de Azevedo, Vila Mariana, Itaim Bibi), pagando apenas uma única tarifa e usando outras linhas dentro dos terminais Pirituba e Lapa. Numa segunda etapa, haverá uma ligação entre bairros, ainda inexistente.
Mais informações sobre itinerário das linhas pelo telefone 156 (Serviço de Atendimento ao Cidadão – 24 horas) ou pelo site www.sptrans.com.br/consulta/consulta.htm.

COMPARTILHE
Próximo artigoPRESTIGIO

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA