Clélia terá faixa de ônibus à esquerda

0
1062

Foto:

Faixa exclusiva irá migrar da direita para a esquerda

O corredor de ônibus da Rua Clélia será alterado, da direita para a esquerda da via, no trecho da Praça Cornélia até a Avenida Pompéia. Segundo a gestora de Trânsito do Departamento de Engenharia de Campo da Companhia de Engenharia de Tráfego da Lapa (CET-Lapa), Rosemeire Girardi Murad, a mudança irá beneficiar a todos.
Segundo ela, o levantamento começou por causa do pedido de alguns comerciantes para alteração no sistema de estacionamento. “ O projeto também levou em conta a diminuição do tempo de percurso das linhas do transporte coletivo que passam pela Clélia e a fluidez do tráfego no local. A alteração não é aleatória. Foram realizados testes na Rua Clélia durante o mês de Dezembro de 2007”, afirma a gestora.
Com base no período experimental, Rosemeire explica que foi desenvolvido um projeto, pela SPTrans e CET, que prevê a migração da faixa de ônibus da direita para a esquerda, no trecho da Praça Cornélia até a Avenida Pompéia, prosseguindo até Francisco Matarazzo, onde o corredor já é à esquerda. “No mesmo trecho, a faixa da direita será desativada”, avisa Rosemeire.
Sem data definida para execução, a medida já encontra resistência de um grupo de comerciantes e moradores que, pelo site do Jornal da Gente, manifesta discordância quanto a qualquer projeto de corredores com isolamento físico de faixas. Entre os críticos ao projeto está Haroldo Perroni, que contesta a CET: sabemos que o estacionamento na rua Clélia é permitido das 11 da manhã até as 4 da tarde, se perdemos uma faixa de rolamento pelo estacionamento permitido, não seria conveniente para o bem do fluxo carroçável,a abertura da faixa?”, questiona o leitor.
Rosemeire esclarece que a mudança inclui alteração no horário de regulamentação da faixa exclusiva de ônibus no restante da Rua Clélia, entre a Jeroaquara e a Praça Cornélia. “Este trecho será liberado no horário de entre-picos para a circulação de outros veículos, ficando exclusiva para ônibus somente no horário das 6h às 10h e da 16h às 20h”, avisa Rosemeire. “A liberação de estacionamento no entre-picos (das 10h às 16h), em alguns trechos da Rua Clélia atende a reivindicação do comércio local”, diz gestora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA