Defesa civil realiza treinamentos

0
943

A Defesa Civil da Subprefeitura da Lapa promoveu em agosto treinamento de lideranças para evitar acidentes nos abrigos municipais do Jardim Humaitá, onde moram 64 famílias, e do Ponto Frio, que conta com outras 60 famílias. “O objetivo foi sensibilizar os participantes sobre as situações de risco existentes no local onde vivem”, explica o coordenador da Defesa Civil, Carlos Alberto Vieira Soares. Ele disse que as lideranças que receberam as informações sobre prevenção de acidentes agora se tornarão multiplicadores em suas comunidades.
Das 7 às 14h, três profissionais e o pessoal de apoio – entre eles os membros do Corpo de Bombeiros da Lapa – fizeram simulações com botijão de gás e também ensinaram a melhor maneira de utilizar os extintores de incêndio. Os instrutores deram dicas para evitar acidente doméstico, mostrando também como atender vítimas de pequenos incêndios e noções de primeiros socorros. Soares disse que, por força de lei, foi montado uma Brigada contra Incêndio nos dois abrigos municipais.
O coordenador contou que a principal área de atuação do setor responsável pelo salvamento de vidas humanas da Subprefeitura da Lapa é a Favela Jaguaré, por causa do solo irregular e do tipo de construção precária erguida no local. “Sempre visitamos a favela para conseguirmos prevenir vítimas dos desmoronamentos de terra, causados por chuvas fortes. Isso tudo para garantir a vida humana, nosso principal objetivo”, disse Soares. A Defesa Civil conta com um geólogo e uma estagiária, além de uma equipe de apoio formada por engenheiros, arquitetos, educadores e assistentes sociais dos demais setores da Subprefeitura da Lapa, que são chamados em casos de emergência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA